Lista Geral de Publicações
Baseado nas contribuições dos teóricos da decolonialidade e em diálogo com a tradição dos estudos do Atlântico Negro, o artigo, em busca de uma justiça cognitiva, propõe um diálogo horizontal e equitativo entre estas correntes do pensamento político-acadêmico e os intelectuais negros brasileiros...
Somos uma rede de pesquisadores (as), professores (as), ativistas, estudantes e profissionais de diversas áreas que se dedicam a promover estudos, diagnósticos, pesquisas, projetos, debates, eventos e programas de formação inicial e continuada no âmbito da educação científica, ambiental e...
O AYA Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais é vinculado ao Departamento de História (DH) e ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), do Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Constituído em julho de 2016, tem como...
O Movimento Negro Unificado (MNU) é uma organização pioneira na luta do Povo Negro no Brasil. Fundada no dia 18 de junho de 1978, e lançada publicamente no dia 7 de julho, deste mesmo ano, em evento nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo em pleno regime militar. O ato representou um...
Fundada em 30 de abril de 1988, Geledés é uma organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de mulheres e negros por entender que esses dois segmentos sociais padecem de desvantagens e discriminações no acesso às oportunidades sociais em função do racismo e do sexismo vigente na...
Ebó é uma palavra de origem Iorubá que consiste em um ritual de base africana, criado para reequilibrar os aspectos da vida de um indivíduo. Segundo Rufino (2019) o ebó também opera como um princípio tecnológico, uma vez que é a partir dele que se estabelecem as comunicações, trocas e invenções...
O ciclo Selvagem compartilha toda sua produção de forma ampla e gratuita. Os estudos se desdobram em conversas mediadas por Ailton Krenak, bate-papos entre autoras e autores, ciclos de leituras, produção de cadernos e audiovisuais. Somos uma pequena equipe e costuramos o trabalho de forma...
A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), é uma rede nacional que articula em todo o Brasil 127 instituições que desenvolvem ações para promoção da cidadania da população de Travestis e Transexuais.
Missão:
A missão da ANTRA é: “Identificar, Mobilizar, Organizar,...
A ARTICULAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL (APIB) É UMA INSTÂNCIA DE AGLUTINAÇÃO E REFERÊNCIA NACIONAL DO MOVIMENTO INDÍGENA NO BRASIL
A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – APIB foi criada pelo movimento indígena no Acampamento Terra Livre de 2005. O ATL é a nossa mobilização...
Sobre o Instituto Socioambiental (ISA):
Atuamos desde 1994 ao lado de comunidades indígenas, quilombolas e extrativistas, nossos parceiros históricos, para desenvolver soluções que protejam seus territórios, fortaleçam sua cultura e saberes tradicionais, elevem seu perfil político e...
Lançamento dos livros:
- Conhecimento Popular e Acadêmico em diálogo: educação e práticas emancipatórias
- Conhecimento Popular e Acadêmico em diálogo: lutas, leituras e reflexões
MEDIAÇÃO: Samuel Penteado Urban (UERN).
CONVIDADXS: Patricia M. Giraldi (UFSC), Inny Accioly...
Instituto Nova Esperança - Canal Ip9. 2021.
SEMANA AMÍLCAR CABRAL - MESA 2: Reflexões e inspirações sobre decolonialidade entre Brasil, Guiné Bissau e Timor Leste.
Com as professoras Dr. Suzani Cassiani(UFSC), Dr. Patricia Giraldi (UFSC) e Dr. Patrícia Pereira (UFPR)
Café com Ciências (Roda de Conversa de Encerramento) PPGECIMA UFS. 2022.
CIÊNCIA TAMBÉM É CULTURA: INSPIRAÇÕES LITERÁRIAS
Profa. Dra. Tatiana Santos Andrade (UFCA)
Profa. Dra. Patrícia Montanari Giraldi (UFSC)
Coordenação: Prof. Dr. Erivanildo Lopes da Silva (UFS)
VI Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática
08/09/2021 – 11/09/2021
Mesa Redonda 8: Práticas interdisciplinares na leitura e escrita de histórias infantis
Cármen Lúcia Brancaglion Passos (UFSCar)
Maria Aparecida Lapa Aguiar (UFSC)
Patrícia Giraldi (...
Decolonialidade na academia, onde é possível?
RIEDECT-Rede Internacional de Estudos Decoloniais
Curso oferecido em conjunto pelos grupos DICITE/LINEC/GEASUR sobre o tema: Introdução à decolonialidade na educação em ciências. 2021.
Mediadoras: Débora Dutra IFES/RIEDECT/LINEC e...
Encontro de Saberes Universidade Estadual de Minas Gerais UEMG. 2021.
SEMINÁRIO SABERES PERIFÉRICOS - Mesa Redonda - Formação de professores e educação: diálogos possíveis entre conhecimentos científicos e tradicionais
CONVIDADAS (O)
- MATILDE LIMA (MST);
- MARILSA...
A presente live/aula é parte do curso de extensão "Saberes e resistências em tempos de pandemia". Canal Saberes e Resistências.
DATA: 04 - 08 de maio de 2020
COORDENAÇÃO E MEDIAÇÃO: Samuel Penteado Urban (Docente do DE/CAP/Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)
...
Associação Brasileira de Ensino de Biologia SBEnBio - Encontro Nacional de Ensino de Biologia (EneBio). 2018.
Debatedores: Suzani Cassiani (UFSC); Emmanuel Almada (UEMG); Jacqueline Girão (UFRJ/ SBEnBio – Regional 2); Maína Bertagna (UFF/ SBEnBio-Regional 2).
Ementa: Educação...
X ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindoia-SP. 2015
POLÍTICA PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UM ENFOQUE NOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO
Suzani Cassiani – UFSC/PQLP-CAPES
Maurivan Guntzel – PUC-RS - CTC-EB/CAPES
Fernanda...
II EENICTS - Encontro Nacional Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Sociedade: Educação, Ciência e Tecnologia em tempos de negacionismo, desafios e possibilidades. Programa de mestrado em ciência tecnologia e sociedade ppgcts do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná...
Curso de Extensão Educação e saberes ambientais: a construção de outros presentes" organizado pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) em 2021. Canal Kaipora UEMG.
Mediação: Rodrigo Borba - SEEDUC/RJ
Convidadas(os): Suzani Cassiani/UFSC
Celso Sanchez/UNIRIO
...
Painel "A EDUCAÇÃO NOS NOVOS TEMPOS", atividade da Mini Reunião Anual Virtual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Coordenador: Francisco Herbert Lima Vasconcelos (Seduc/Sobral)
Participantes: Suzani Cassiani (UFSC), Cláudia Costin (FGV/RJ), Carlos Eduardo...
ABRAPEC - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências apresenta a Mesa 5 - Pesquisa em Educação em Ciências diferença, justiça social e democracia.
XII ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências). Realizado de 25 a 28 de Junho de 2019, na Universidade...
A presente live/aula é parte do II Curso de extensão "Saberes e resistências em tempos de pandemia"
DATA: 29 de junho - 03 de julho de 2020
COORDENAÇÃO E MEDIAÇÃO: Samuel Penteado Urban (Docente do DE/CAP/Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)
MINISTRANTE: Bruno...
O IMPACTO DA PANDEMIA NAS PESQUISAS ACADÊMICAS: NOSSAS PERSPECTIVAS
Mesa redonda 1 apresentada no Programa de Pós-graduação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe (PPGECIMA-UFS).
Palestrantes:
Prof. Dr. Gladston Rafael de Arruda Santos (Coordenador de Pós...
Este vídeo de apresentação mostra um pouco sobre o que é o RePI, uma iniciativa do Programa de Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) em desenvolvimento desde março de 2019.
Neste canal apresentaremos um pouco dessas pedagogias decoloniais através dos trabalhos desenvolvidos pelas(os)...
Desde 2004, o grupo de pesquisa DiCiTE (Discursos da Ciência e da Tecnologia na Educação) vem desenvolvendo seus trabalhos com foco na educação científica e tecnológica. Ao longo de sua trajetória, diferentes perspectivas teóricas têm contribuído para a construção de pesquisas e consolidação do...
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo mostrar o desenvolvimento de uma proposta de ensino em aulas de ciências, evidenciando como o modo de estruturação da aula e dos conteúdos dessa disciplina, com ênfase em assuntos priorizados pelos alunos, podem influenciar na constituição de novos...
Resumo: O Timor-Leste, desde sua independência em 2002, conta com várias cooperações educacionais. Por mais de uma década o Brasil enviou anualmente 50 professores para atuarem na formação de professores em serviço. Porém, ao coordenar esse programa, nos perguntamos até que ponto essas ações...
Resumo: A educação ambiental além da sala de aula, com emprego de hortas ou trilhas, se mostra uma ferramenta para promover conhecimentos sobre a problemática ambiental. A pedagogia de Freinet aborda metodologias de
aproximação com a natureza e quebra a visão antropocêntrica ainda presente...
Resumen: El objetivo de este trabajo fue abordar la lucha antirracista en la enseñanza de la Biología, a partir de la caracterización de los aprendizajes de 32 estudiantes de grado séptimo de una escuela colombiana, sobre el tema nutrición/alimentación humana y la visibilización del racismo...
Desde a invasão colonial vivemos em um paradigma civilizatório em que a dominação e exploração são naturalizadas e estruturam as sociedades do sistema-mundo, inclusive na educação e conceitos das ciências da natureza, imersos em lógicas hierarquizantes, racializadas e de dominação.
Compreender os discursos sobre (e do) Ensino de Ciências Naturais em ambientes de formação docente transnacionais, se constitui, para mim, em um essencial caminho para se potencializar práticas formativas que envolvam a abertura para o diálogo, a partir de um processo de contextualização da...
O objetivo dessa pesquisa é compreender como a transnacionalização, colonialidade e os sentidos de ciência e tecnologia circulam nas práticas de codocência realizadas entre brasileiros membros do Programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa (PQLP) e professores timorenses da...
Desde a invasão colonial vivemos em um paradigma civilizatório em que a dominação e exploração são naturalizadas e estruturam as sociedades do sistema-mundo, inclusive na educação e conceitos das ciências da natureza, imersos em lógicas hierarquizantes, racializadas e de dominação. Os povos...
Os movimentos e teorias feministas transbordaram críticas aos diversos espaços da ciência, inclusive à biologia, ensino de ciências e formação de professores. Destacam-se, neste trabalho, os processos discursivos envolvidos sobre a temática de gênero e sexualidade nos espaços curriculares e não-...
Com inspiração na antropofagia curricular, buscamos cozinhar e devorar um delicioso banquete sobre alimentação. Dada sua complexidade e abrangência, entendemos que a alimentação se relaciona com saúde e meio ambiente; economia e política; história e cultura; tecnologia; mídia; ética; culinária;...
Nesta pesquisa busquei relacionar o ensino formal, as ciências, as relações de poder, os territórios e a biodiversidade. Trazendo a visão de que as relações desiguais de hoje, estão intimamente relacionada à experiência colonial, e as percepções dos territórios e biodiversidade, trazem essa...
Desde a nascente da minha escrita, que brota na palavra, esse trabalho faz-se rio. Procurando analisar as contribuições de uma prática de ensino na educação em ciências, a partir de uma articulação entre o poema Morte e Vida Severina e o tema biomas, afluem águas nessa escrita desde as montanhas...
Num longo processo histórico (1512 a 1975), Timor-Leste foi mantido como colônia portuguesa. Contexto este, iniciado no período das grandes navegações. Durante todo esse tempo, os baixos índices de alfabetização da população podem ser compreendidos como forma de, estrategicamente, manter um...
Esta dissertação teve como finalidade compreender os sentidos da Prática como Componente Curricular (PCC) produzidos pelos professores e alunos num curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Procurando compreender as condições de produção ampla...
Esta dissertação apresenta um panorama sócio-histórico amplo das três fases da Escola Técnica Profissional integrante do sistema educativo de Timor-Leste e investiga aspectos da formação dos professores que nela atuam, com vistas a localizar necessidades formativas a serem contempladas em cursos...
Esta Dissertação tem como objetivo articular aspectos da cultura do Timor-Leste com a Educação Matemática Escolar. Especificamente, a investigação descreve e analisa os “tais”, roupas tradicionais, cuja existência antecede o período colonial e são conhecidos por todo o povo do Timor-Leste.
O objetivo deste estudo é compreender as estratégias de formação continuada de docentes em Timor-Leste, desenvolvidas pelo Ministério da Educação por meio do Instituto Nacional de Formação de Docentes e Profissionais da Educação – INFORDEPE, tendo como referência o período de 2011 a 2013.
Este trabalho reflete sobre as conexões entre uma proposta de Educação de Base Comunitária desenvolvida com comunidades do município de Chapada do Norte (MG), localizado no Vale do Jequitinhonha, e a obra do mestre da cultura popular Gilmar Souza, originário de uma destas comunidades. Por meio...
Este artigo apresenta as principais ideias dos estudos decoloniais desenvolvidos nas últimas décadas, na América Latina, assim como das Epistemologias do Sul, movimento que se consolida na Europa, mas que conta com reflexões de diferentes autores do sul global. Ambos os movimentos são paradigmas...
Este livro tem muito a dizer e, sobretudo, a fazer sentir e com isso, fazer sentido, a começar pela urgência de tratar temas que estão hoje no limiar das mudanças sociais. Trata-se de um empreendimento bem-sucedido e encharcado de coragem de enfrentar esse tempo que dá voltas em si mesmo e que...