Comunicação e educação: diálogos com Paulo Freire para pensar cooperações internacionais decoloniais

quarta-feira, Fevereiro 23, 2022
Português, Brasil

Resumo: Ao refletirmos sobre o impacto de cooperações realizadas entre vários países e o Timor-Leste, concluímos que, muitas vezes, elas acabam estabelecendo uma
relação comunicativa verticalizada. Particularmente, em se tratando de educação
científica e tecnológica, as abordagens costumam ser realizadas como um monólogo
de conhecimento, marcadamente eurocêntrico, em que o cotidiano e os saberes locais
são silenciados, produzindo novas formas de colonialidade, epistemicídios, subalternidades, perda de identidade cultural, baixa autoestima, falta de pertencimento e
dependência econômica. A partir dessa constatação, há que se discutir alternativas
sistêmicas para a superação desse modelo de “inclusão global” que, mesmo que
não seja conscientemente praticado por parte de muitos agentes diretos, promove
desconstrução e imposição de uma monocultura do saber, que historicamente está
associada à lógica da Apropriação e Violência no sul global. Com essa perspectiva
em foco, discutimos possibilidades de alternativas aos efeitos de colonialidade para
a construção de um diálogo de saberes que promova emancipação e uma cultura
da paz. Nesse sentido, este artigo pretende aprofundar algumas questões sobre um
projeto de internacionalização, financiado pela CAPES, o qual conta com a mobilidade internacional de professores e estudantes em vários países, projeto intitulado
“Repositório de Práticas Interculturais: proposições para as pedagogias decoloniais”.
A partir de reflexões surgidas nesse contexto, no presente texto realizamos algumas
articulações entre as bases teóricas da crítica colonial e a perspectiva conceitual de comunicação de Paulo Freire. Os conceitos de colonialidade/decolonialidade também
são importantes nesse aprofundamento, já que entendemos que o modelo dominante
de educação em ciências pode estar contribuindo para reforçar as desigualdades sociais. Ao mesmo tempo propomos caminhos que busquem superar essas denúncias,
o que inclui nosso trabalho em cooperações internacionais.
Palavras-Chave: Comunicação; Paulo Freire; Decolonialidade; Educação em
Ciências; Cooperações internacionais; Efeitos de sentidos; multilinguismo.

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