Repositório de Práticas Interculturais

Artigos

Artigos
Resumo O objetivo principal do desenvolvimento da entrevista com o Cacique Luiz katu (José Luiz Soares) foi o de conhecer a luta pela educação escolar indígena no estado do Rio Grande do Norte, mais especificamente no que se refere ao Ensino Fundamental. E isso tem a ver a denúncia de uma situação...
Artigos
Resumo O presente texto busca apresentar uma manifestação concreta do pensamento Freireano no país leste-timorense. Este pensamento fundamentou os processos de alfabetização e letramento realizados na primeira metade da década de 1970, servindo de base para conscientização e sequente libertação...
Artigos
RESUMO: O primeiro contato ocorreu no início dos anos 1970, quando a influência do educador Paulo Freire simbolizou a luta e a resistência contra o colonialismo e o capitalismo em Timor-Leste visando a restauração da independência. Sobre isso, os Professores Barbedo Magalhães e Judith Magalhães...

Repositório de Práticas Interculturais

É com muita alegria que compartilhamos o Sub-Projeto REPOSITÓRIO DE PRÁTICAS INTERCULTURAIS: Práticas para Pedagogias Decoloniais. O portal RePI está ligado ao Programa Institucional de Internacionalização da Universidade Federal de Santa Catarina (PRINT) e coordenado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) e está em desenvolvimento desde março de 2019, com financiamento da CAPES.

Saiba mais

Livros

Livros
Con el epígrafe de Paulo Freire desafiamos a los lectores y lectoras a pensar cuánto de lo dicho en él puede ser trabajado en la educación de ciencia y tecnología, y cuáles son las implicaciones de esa perspectiva. Este texto propone una discusión sobre el funcionamiento de los discursos...
Livros
Introdução Timor-Leste é o mais jovem país do sudeste asiático. Caracterizado por uma história um tanto quanto conturbada, desde o século XVI, nem mesmo a distância ou as barreiras geográfcas conseguiram interromper o imaginário colonizador europeu, com referência direta aos portugueses – que...
Livros
Introdução Neste capítulo, buscamos investigar, na literatura e nos documentos nacionais do Timor-Leste, aspectos referentes ao contexto histórico da construção curricular do Ensino Secundário Geral (ESG) e algumas refexões sobre a sua implantação. Pretendemos iniciar algumas discussões tendo em...

Teses e Dissertações

Teses e Dissertações

Desde a invasão colonial vivemos em um paradigma civilizatório em que a dominação e exploração são naturalizadas e estruturam as sociedades do sistema-mundo, inclusive na educação e conceitos das ciências da natureza, imersos em lógicas hierarquizantes, racializadas e de dominação.

Teses e Dissertações

Este trabalho tem como objetivo principal identificar como os currículos dos cursos de Licenciatura em Química dos Campi de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba, Londrina e Medianeira da Universidade Tecnológica Federal do Paraná contemplam a Educação para Relações Étnico-Raciais.

Teses e Dissertações

Compreender os discursos sobre (e do) Ensino de Ciências Naturais em ambientes de formação docente transnacionais, se constitui, para mim, em um essencial caminho para se potencializar práticas formativas que envolvam a abertura para o diálogo, a partir de um processo de contextualização da...

Vídeos

Vídeos

Lançamento dos livros:
- Conhecimento Popular e Acadêmico em diálogo: educação e práticas emancipatórias
- Conhecimento Popular e Acadêmico em diálogo: lutas, leituras e reflexões
MEDIAÇÃO: Samuel Penteado Urban (UERN).
CONVIDADXS: Patricia M. Giraldi (UFSC), Inny Accioly...

Vídeos

6ª edição do Curso de Atualização "Diálogos entre Ciências e Educação".

Hoje vamos receber Ana Lara Schlindwein Da Silva e Patricia Montanari Giraldi para nos falar sobre práticas inclusivas no contexto das Ciências.
Canal Liquens UERJ. 2021.

Vídeos

Instituto Nova Esperança - Canal Ip9. 2021.
SEMANA AMÍLCAR CABRAL - MESA 2: Reflexões e inspirações sobre decolonialidade entre Brasil, Guiné Bissau e Timor Leste.

Com as professoras Dr. Suzani Cassiani(UFSC), Dr. Patricia Giraldi (UFSC) e Dr. Patrícia Pereira (UFPR)