Teses e Dissertações
Desde a invasão colonial vivemos em um paradigma civilizatório em que a dominação e exploração são naturalizadas e estruturam as sociedades do sistema-mundo, inclusive na educação e conceitos das ciências da natureza, imersos em lógicas hierarquizantes, racializadas e de dominação.
Compreender os discursos sobre (e do) Ensino de Ciências Naturais em ambientes de formação docente transnacionais, se constitui, para mim, em um essencial caminho para se potencializar práticas formativas que envolvam a abertura para o diálogo, a partir de um processo de contextualização da...
O objetivo dessa pesquisa é compreender como a transnacionalização, colonialidade e os sentidos de ciência e tecnologia circulam nas práticas de codocência realizadas entre brasileiros membros do Programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa (PQLP) e professores timorenses da...
Desde a invasão colonial vivemos em um paradigma civilizatório em que a dominação e exploração são naturalizadas e estruturam as sociedades do sistema-mundo, inclusive na educação e conceitos das ciências da natureza, imersos em lógicas hierarquizantes, racializadas e de dominação. Os povos...
Os movimentos e teorias feministas transbordaram críticas aos diversos espaços da ciência, inclusive à biologia, ensino de ciências e formação de professores. Destacam-se, neste trabalho, os processos discursivos envolvidos sobre a temática de gênero e sexualidade nos espaços curriculares e não-...
Com inspiração na antropofagia curricular, buscamos cozinhar e devorar um delicioso banquete sobre alimentação. Dada sua complexidade e abrangência, entendemos que a alimentação se relaciona com saúde e meio ambiente; economia e política; história e cultura; tecnologia; mídia; ética; culinária;...
Nesta pesquisa busquei relacionar o ensino formal, as ciências, as relações de poder, os territórios e a biodiversidade. Trazendo a visão de que as relações desiguais de hoje, estão intimamente relacionada à experiência colonial, e as percepções dos territórios e biodiversidade, trazem essa...
Desde a nascente da minha escrita, que brota na palavra, esse trabalho faz-se rio. Procurando analisar as contribuições de uma prática de ensino na educação em ciências, a partir de uma articulação entre o poema Morte e Vida Severina e o tema biomas, afluem águas nessa escrita desde as montanhas...
Num longo processo histórico (1512 a 1975), Timor-Leste foi mantido como colônia portuguesa. Contexto este, iniciado no período das grandes navegações. Durante todo esse tempo, os baixos índices de alfabetização da população podem ser compreendidos como forma de, estrategicamente, manter um...
Esta dissertação teve como finalidade compreender os sentidos da Prática como Componente Curricular (PCC) produzidos pelos professores e alunos num curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Procurando compreender as condições de produção ampla...
Esta dissertação apresenta um panorama sócio-histórico amplo das três fases da Escola Técnica Profissional integrante do sistema educativo de Timor-Leste e investiga aspectos da formação dos professores que nela atuam, com vistas a localizar necessidades formativas a serem contempladas em cursos...
Esta Dissertação tem como objetivo articular aspectos da cultura do Timor-Leste com a Educação Matemática Escolar. Especificamente, a investigação descreve e analisa os “tais”, roupas tradicionais, cuja existência antecede o período colonial e são conhecidos por todo o povo do Timor-Leste.
O objetivo deste estudo é compreender as estratégias de formação continuada de docentes em Timor-Leste, desenvolvidas pelo Ministério da Educação por meio do Instituto Nacional de Formação de Docentes e Profissionais da Educação – INFORDEPE, tendo como referência o período de 2011 a 2013.