A Divulgação Científica pelo olhar dos Estudos Críticos da Branquitude

quinta-feira, Junho 5, 2025
Português, Brasil
Os estudos críticos da branquitude nos apontam que a branquitude é entendida enquanto fruto de uma construção histórica e social, constituída a partir da racialidade branca e da ideia equivocada de existência de uma superioridade racial, resultando em sociedades estruturadas a partir de privilégios materiais e simbólicos conferidos aos brancos em detrimento dos não brancos. Privilégios esses que são desresponsabilizados, protegidos e mantidos silenciosamente pelos ?pactos narcísicos? da branquitude. O objetivo da presente dissertação foi identificar, problematizar e discutir formas possíveis em que a branquitude se manifesta em um espaço intrínseco das ciências: a Divulgação Científica (DC). Tendo o Brasil como um dos países que mais utilizam a plataforma YouTube, três vídeos abrigados na plataforma, pertencentes a rede de canais de DC ?Science Vlogs Brasil? (SVBR), foram escolhidos como material de análise documental. Utilizando como referência os estudos de intelectuais como Maria Aparecida da Silva Bento, Lourenço Cardoso, Grada Kilomba, Lia Vainer Schucman, e outros, alguns dos aspectos e manifestações da branquitude foram identificados nos vídeos analisados (sem a intenção de esgotamentos). Pudemos reconhecer algumas manifestações possíveis da branquitude através, por exemplo, do silenciamento acerca das questões raciais ao tratar das temáticas nos audiovisuais. Além disso, o uso de termos, imagens, gestos e o próprio uso da autoridade racial e/ou acadêmica, estiveram presentes nesses espaços. Entendemos que todos esses aspectos, de certa forma, estão relacionados entre si e forjam estruturas de significado que fazem parte da manutenção da branquitude, estando também imbricados com os pactos da branquitude e o racismo estrutural. Quadros, Carolina Luiza A Divulgação Científica pelo olhar dos Estudos Críticos da Branquitude / Carolina Luiza Quadros; orientador, Irlan von Linsingen, 2023. 110 p. Dissertação (mestrado)- Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de PósGraduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2023. Inclui referências. 1. Educação Científica e Tecnológica. 2. Racismo. 3. YouTube. 4. Branco. 5. Vídeo. I. Linsingen, Irlan von. II. Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Cientifica e Tecnológica. III. Título.
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