Livros
Livros
Este libro aporta una aproximación crítica y decolonial de la investigación en educación en contextos indígenas e interculturales. Surge de la necesidad por promover espacios de reflexión, discusión y análisis en vinculación recíproca con investigadores a nivel internacional, nacional y local que...
Livros
Las Epistemologías del Sur son el eje vertebrador y el denominador común en torno al cual durante las últimas décadas se ha consolidado un amplio programa de trabajo colectivo dirigido por Boaventura de Sousa Santos, integrado por intelectuales y militantes de primer orden radicados y radicadas a...
Livros
O livro de Antônio Bispo faz parte da coleção de obras publicadas pelo INCT de Inclusão e assinadas por mestres e mestras das comunidades tradicionais brasileiras - indígenas, afro-brasileiras, e das culturas
populares. Líder quilombola pertencente a uma comunidade rural do Piauí, Bispo foi...
Livros
A publicação desse livro é uma parceria intercontinental que faz parte do projeto de internacionalização das universidades (PRINT UFSC), financiado pela Capes, onde foram organizadas publicações, textos e propostas com novos horizontes epistemológicos para (re)inventar a educação em perspectiva...
Livros
Introdução
Timor-Leste é o mais jovem país do sudeste asiático. Caracterizado
por uma história um tanto quanto conturbada, desde o século XVI, nem
mesmo a distância ou as barreiras geográfcas conseguiram interromper o
imaginário colonizador europeu, com referência direta aos portugueses –
que...
Livros
Introdução
Neste capítulo, buscamos investigar, na literatura e nos documentos
nacionais do Timor-Leste, aspectos referentes ao contexto histórico da
construção curricular do Ensino Secundário Geral (ESG) e algumas
refexões sobre a sua implantação.
Pretendemos iniciar algumas discussões tendo em...
Livros
Introdução
Os estudos CTS começam a tomar um novo e importante rumo a partir de meados de 1960 e início
dos anos 1970, como resposta ao crescimento do sentimento de que o desenvolvimento científico e
tecnológico não possuía uma relação linear com o bem-estar social (Nascimento; Linsingen, 2006)....
Livros
A escrita deste capítulo foi possibilitada por encontros e estimulada pelo
olhar para o mundo. Somos cinco autoras buscando caminhos possíveis para romper com silêncios colonialistas que fazem da educação
um instrumento de manutenção do sistema capitalista e estruturado
nas opressões. As autoras...
Livros
O autoconhecimento e a aprendizagem biológica: uma breve
introdução ao capítulo
Partindo da tese de que o conhecimento construído acerca da natureza reflete as
nossas concepções do que somos como humanidade (autoconhecimento), assumimos
que aprender biologia nos provoca a construir relações de...
Livros
Tendo a vida como pressuposto de aprendizagens
múltiplas e partindo de denúncias e resistências propostas
pelos estudos dos grupos: Modernidade/Colonialidade,
estudos Pós Coloniais e Epistemologias do Sul, nos
comprometemos com o exercício de pautar uma educação em
ciências anti-racista, anti-...
Livros
Esta comunicação tem o objetivo de explicitar a realização de projetos voltados
à educação ambiental e popular em comunidades quilombolas do Vale do Ribeira (SP).
Como parte de uma pesquisa de doutoramento em educação científica e tecnológica
o ponto de partida tem como base a inserção de práticas...
Livros
Desde 2004, o grupo de pesquisa DiCiTE (Discursos da Ciência e da Tecnologia na Educação) vem desenvolvendo seus trabalhos com foco na educação científica e tecnológica. Ao longo de sua trajetória, diferentes perspectivas teóricas têm contribuído para a construção de pesquisas e consolidação do...
Livros
Este livro tem muito a dizer e, sobretudo, a fazer sentir e com isso, fazer sentido, a começar pela urgência de tratar temas que estão hoje no limiar das mudanças sociais. Trata-se de um empreendimento bem-sucedido e encharcado de coragem de enfrentar esse tempo que dá voltas em si mesmo e que...