Tópicos Especiais de Educação em Biologia

quinta-feira, Junho 5, 2025
Português, Brasil
Queremos, antes de tudo, desejar boas-vindas a você. Esperamos poder estabelecer um diálogo sincero, em meio a um trabalho pedagógico que pretende apresentar alguns aspectos atuais e interessantes da relação entre a educação e a biologia. Neste livro, não estaremos esgotando as várias possibilidades de pensarmos o ensino de biologia; pelo contrário, ele apresenta-se como uma introdução e, dessa forma, pretende focar questões com as quais você se depara em seu dia a dia, seja você já um professor, seja, ainda, um aspirante a tal profissão. Pretendemos chamar sua atenção para o mundo que está à sua volta, lhe ensinando, por exemplo, determinadas “coisas” sobre biologia e outras inúmeras questões mais. Também queremos chamar sua atenção para os modos como lemos as “coisas” do mundo, ou seja, a respeito das diferentes linguagens que atuam na produção dos sentidos sobre, por exemplo, o gene, a natureza, o aquecimento global. Enfim, queremos que você veja, primeiramente, que no seu cotidiano há instâncias (a escola, o cinema, a televisão, o rádio), práticas (modos de ser, de se comunicar, de se relacionar, de se comportar) e artefatos culturais (brinquedos, livros, músicas, filmes, desenhos) que estão nos ensinando algo sobre biologia, mas algo, também, sobre nossos corpos, nossas sexualidades, nossos desejos e sonhos. Ademais, em segundo lugar, convocamos você a pensar sobre como os sentidos sobre as “coisas” do mundo se configuram, como as leituras que fazemos (seja de uma imagem, seja de um texto escrito, seja de um som) estão implicadas na produção destes sentidos. E estes, como nós estudaremos, não são fixos, mas se modificam conforme as mediações culturais que operamos nas leituras que tecemos. Para uns, uma rosa pode ser, simplesmente, uma flor; para outros, uma rosa pode ser vista como a expressão de um afeto; já para alguns, uma rosa é, somente, uma haste de espinhos que pode fazer sangrar a pele. Como você pôde notar, nosso objetivo central com esta disciplina é propor uma reflexão sobre educação e biologia que contemple, também, pensar na cultura e na linguagem. Para tanto, este livro foi organizado em duas partes. Na primeira, focamos, exatamente, a cultura e o quanto ela está implicada em nos ensinar “coisas” de biologia, entre outras mais. Na segunda parte, destacamos o papel da linguagem na produção dos sentidos e, além disso, tecemos considerações sobre o caráter multifacetado da leitura que fazemos dos textos escritos, imagéticos, fonéticos. A primeira parte é inspirada pelo campo teórico-prático dos estudos culturais; já a segunda inscreve-se na área da Análise do Discurso. Acreditamos que o encontro destes dois modos de olhar, entre outras coisas, para o ensino de biologia, fará com que você possa ir tateando elementos interessantes e atuais que, certamente, serão postos em ação quando você for planejar uma aula e, depois, executá-la. Lembre que, além deste material impresso, você deverá acessar frequentemente o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) da disciplina. Nele, haverá fóruns de debates sobre questões relativas aos conteúdos que estaremos estudando. Também conversaremos através de bate-papos virtuais sobre alguns dos temas que estarão sendo abordados ao longo do livro. Além disso, você encontrará no AVEA algumas sugestões de sites na internet que poderão complementar sua aprendizagem. Ademais, haverá as atividades que convocamos você a desenvolver, já que são peças fundamentais para que você atinja os objetivos de aprendizagem que traçamos ao longo deste material. Leia atentamente cada um dos capítulos do livro, visite constantemente o ambiente on-line da disciplina, participe ativamente dos fóruns e dos chats, faça as atividades propostas, acesse e leia os materiais complementares sugeridos, desenvolva com dedicação o trabalho final da disciplina (explicitado em detalhes na nossa página on-line). Sem dúvida, acreditamos que você irá aproveitar ao máximo o curso se nele mergulhar efetivamente. E não esqueça: nossos tutores estarão à disposição para sanar suas dúvidas, para receber suas sugestões, para ouvir seus comentários. Um ótimo trabalho para todos nós e, novamente, declaramos nossas boas-vindas à disciplina de “Tópicos Especiais de Educação em Biologia”.
Destaque: 
Categorias: 

Idiomas