Lista Geral de Publicações

Artigos
Resumo O objetivo principal do desenvolvimento da entrevista com o Cacique Luiz katu (José Luiz Soares) foi o de conhecer a luta pela educação escolar indígena no estado do Rio Grande do Norte, mais especificamente no que se refere ao Ensino Fundamental. E isso tem a ver a denúncia de uma situação...
Artigos
Resumo O presente texto busca apresentar uma manifestação concreta do pensamento Freireano no país leste-timorense. Este pensamento fundamentou os processos de alfabetização e letramento realizados na primeira metade da década de 1970, servindo de base para conscientização e sequente libertação...
Artigos
RESUMO: O primeiro contato ocorreu no início dos anos 1970, quando a influência do educador Paulo Freire simbolizou a luta e a resistência contra o colonialismo e o capitalismo em Timor-Leste visando a restauração da independência. Sobre isso, os Professores Barbedo Magalhães e Judith Magalhães...
Artigos
RESUMO Timor-Leste é considerada a primeira democracia a se estabelecer como tal no século XXI. Com a invasão indonésia em 1975, houve investimento na construção de escolas -desde a educação infantil até o ensino superior -baseadas em um ensino ideologicamente integracionista e opressor...
Artigos
RESUMO: Considerando a Escola de Economia Fulidaidai-Slulu ou Escola de Educação Popular Fulidaidai-Slulu (EEPEFS) como resultado histórico de uma educação que buscou a restauração da independência em Timor-Leste, observa-se que esse processo educativo está relacionado a uma economia local,...
Artigos
RESUMO Desde a decisão pela oficialização da Língua Portuguesa em 2002, o Timor-Leste vem buscando políticas destinadas a sua difusão, a partir de cooperações internacionais, dentre as quais se destacam as cooperações brasileira e portuguesa. A Cooperação Brasileira, pela qual exerci atividades...
Artigos
Iniciamos, tristemente, a escrita deste editorial, ao saber que mais um jovem negro é morto, de forma extremamente violenta, por xenofobia e racismo, ou, como preferem alguns autores, xeno-racismo. Ao congolês Moïse Mugenyi e a toda a família dele, pedimos perdão e choramos pela ignorância,...
Artigos
Resumen: El trabajo tuvo por objetivo construir posibilidades de abordar la lucha antirracista en la enseñanza de las ciencias naturales y la biología, por medio de la caracterización cualitativa de los aprendizajes construidos por dos estudiantes de grado séptimo en un colegio de Bogotá D.C.,...
Artigos
Resumo Este trabalho tem como objetivo compreender como a articulação entre as epistemologias surdas e as epistemologias do Sul pode fortalecer as dimensões sociolinguísticas e socioculturais, através da Educação em Astronomia na educação científica para pessoas surdas - considerando uma reflexão...
Artigos
Resumo Diante do aumento da intolerância, do discurso de ódio e do negacionismo da ciência no mundo contemporâneo, a escola tende a ser o local privilegiado para a análise crítica e superação desta conjuntura, uma vez que é espaço estratégico para a educação cidadã em bases democráticas e...
Artigos
Abstract: The reforms in higher education that have been introduced on a global scale in recent years have gone hand in glove with the progressive imposition of scientific journal impact factors, all of which points to the rise of academic capitalism and digital labour in universities that is...
Artigos
Resumo É crescente o número de publicações sobre gênero na área de pesquisa em Educação em Ciências e Biologia. Contudo, são poucos os estudos teóricos que tratam do tema, e mais ainda, aqueles que abordam perspectivas epistemológicas feministas. Portanto, nosso...
Artigos
RESUMO Este artigo analisa diferentes camadas da pragmática do caos de Jair Bolsonaro – o nome que dou ao método reflexivo, ordenado e laminado de produzir um sentimento permanente de agitação, névoa e mal-estar em audiências políticas enquanto uma agenda conservadora e de livre mercado é...
Artigos
Resumo Este artigo estuda o assassinato de Marielle Franco, uma vereadora negra e lésbica do Complexo da Maré no Rio de Janeiro, de forma a delinear os princípios de uma ação metacomunicativa direcionada à “esperança”. Empiricamente, analisam-se características do discurso de Marielle e do...
Artigos
Presentation The purpose of this text is to socialize an experience with dramatized storytelling, realized between 2011 and 2014 with 3 to 5 year-old children in a public school in Florianópolis, SC, Brazil.i Based on historic cultural theory, weekly storytelling sessions were conducted with...
Artigos
RESUMO: Este trabalho aborda a relação entre a patologização dos(as) estudantes oriundos(as) da classe trabalhadora, de imigrantes e de minorias étnico-raciais nos Estados Unidos e a cooptação da agência dessa população historicamente explorada e submetida a opressões sociais e educacionais. Para...
Livros
Con el epígrafe de Paulo Freire desafiamos a los lectores y lectoras a pensar cuánto de lo dicho en él puede ser trabajado en la educación de ciencia y tecnología, y cuáles son las implicaciones de esa perspectiva. Este texto propone una discusión sobre el funcionamiento de los discursos...
Livros
Introdução Timor-Leste é o mais jovem país do sudeste asiático. Caracterizado por uma história um tanto quanto conturbada, desde o século XVI, nem mesmo a distância ou as barreiras geográfcas conseguiram interromper o imaginário colonizador europeu, com referência direta aos portugueses – que...
Livros
Introdução Neste capítulo, buscamos investigar, na literatura e nos documentos nacionais do Timor-Leste, aspectos referentes ao contexto histórico da construção curricular do Ensino Secundário Geral (ESG) e algumas refexões sobre a sua implantação. Pretendemos iniciar algumas discussões tendo em...
Livros
Introdução Os estudos CTS começam a tomar um novo e importante rumo a partir de meados de 1960 e início dos anos 1970, como resposta ao crescimento do sentimento de que o desenvolvimento científico e tecnológico não possuía uma relação linear com o bem-estar social (Nascimento; Linsingen, 2006)....
Livros
A escrita deste capítulo foi possibilitada por encontros e estimulada pelo olhar para o mundo. Somos cinco autoras buscando caminhos possíveis para romper com silêncios colonialistas que fazem da educação um instrumento de manutenção do sistema capitalista e estruturado nas opressões. As autoras...
Livros
O autoconhecimento e a aprendizagem biológica: uma breve introdução ao capítulo Partindo da tese de que o conhecimento construído acerca da natureza reflete as nossas concepções do que somos como humanidade (autoconhecimento), assumimos que aprender biologia nos provoca a construir relações de...
Livros
Tendo a vida como pressuposto de aprendizagens múltiplas e partindo de denúncias e resistências propostas pelos estudos dos grupos: Modernidade/Colonialidade, estudos Pós Coloniais e Epistemologias do Sul, nos comprometemos com o exercício de pautar uma educação em ciências anti-racista, anti-...
Livros
Esta comunicação tem o objetivo de explicitar a realização de projetos voltados à educação ambiental e popular em comunidades quilombolas do Vale do Ribeira (SP). Como parte de uma pesquisa de doutoramento em educação científica e tecnológica o ponto de partida tem como base a inserção de práticas...
Vídeos

Lançamento dos livros:
- Conhecimento Popular e Acadêmico em diálogo: educação e práticas emancipatórias
- Conhecimento Popular e Acadêmico em diálogo: lutas, leituras e reflexões
MEDIAÇÃO: Samuel Penteado Urban (UERN).
CONVIDADXS: Patricia M. Giraldi (UFSC), Inny Accioly...

Vídeos

6ª edição do Curso de Atualização "Diálogos entre Ciências e Educação".

Hoje vamos receber Ana Lara Schlindwein Da Silva e Patricia Montanari Giraldi para nos falar sobre práticas inclusivas no contexto das Ciências.
Canal Liquens UERJ. 2021.

Vídeos

Instituto Nova Esperança - Canal Ip9. 2021.
SEMANA AMÍLCAR CABRAL - MESA 2: Reflexões e inspirações sobre decolonialidade entre Brasil, Guiné Bissau e Timor Leste.

Com as professoras Dr. Suzani Cassiani(UFSC), Dr. Patricia Giraldi (UFSC) e Dr. Patrícia Pereira (UFPR)

Vídeos

Café com Ciências (Roda de Conversa de Encerramento) PPGECIMA UFS. 2022.

CIÊNCIA TAMBÉM É CULTURA: INSPIRAÇÕES LITERÁRIAS

Profa. Dra. Tatiana Santos Andrade (UFCA)
Profa. Dra. Patrícia Montanari Giraldi (UFSC)
Coordenação: Prof. Dr. Erivanildo Lopes da Silva (UFS)

Vídeos

VI Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática
08/09/2021 – 11/09/2021
Mesa Redonda 8: Práticas interdisciplinares na leitura e escrita de histórias infantis
Cármen Lúcia Brancaglion Passos (UFSCar)
Maria Aparecida Lapa Aguiar (UFSC)
Patrícia Giraldi (...

Vídeos

Curso Transnacional de Formação Continuada de Professores da Periferia da Escola Paulo Freire de Macapá.
Professor de Psicologia da CUNY. Nova York/EUA.

Vídeos

Decolonialidade na academia, onde é possível?

RIEDECT-Rede Internacional de Estudos Decoloniais
Curso oferecido em conjunto pelos grupos DICITE/LINEC/GEASUR sobre o tema: Introdução à decolonialidade na educação em ciências. 2021.
Mediadoras: Débora Dutra IFES/RIEDECT/LINEC e...

Vídeos

Encontro de Saberes Universidade Estadual de Minas Gerais UEMG. 2021.
SEMINÁRIO SABERES PERIFÉRICOS - Mesa Redonda - Formação de professores e educação: diálogos possíveis entre conhecimentos científicos e tradicionais
CONVIDADAS (O)
- MATILDE LIMA (MST);
- MARILSA...

Vídeos

A presente live/aula é parte do curso de extensão "Saberes e resistências em tempos de pandemia". Canal Saberes e Resistências.
DATA: 04 - 08 de maio de 2020
COORDENAÇÃO E MEDIAÇÃO: Samuel Penteado Urban (Docente do DE/CAP/Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)
...

Vídeos

Associação Brasileira de Ensino de Biologia SBEnBio - Encontro Nacional de Ensino de Biologia (EneBio). 2018.

Debatedores: Suzani Cassiani (UFSC); Emmanuel Almada (UEMG); Jacqueline Girão (UFRJ/ SBEnBio – Regional 2); Maína Bertagna (UFF/ SBEnBio-Regional 2).

Ementa: Educação...

Vídeos

X ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindoia-SP. 2015

POLÍTICA PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UM ENFOQUE NOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO
Suzani Cassiani – UFSC/PQLP-CAPES
Maurivan Guntzel – PUC-RS - CTC-EB/CAPES
Fernanda...

Vídeos

II EENICTS - Encontro Nacional Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Sociedade: Educação, Ciência e Tecnologia em tempos de negacionismo, desafios e possibilidades. Programa de mestrado em ciência tecnologia e sociedade ppgcts do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná...

Vídeos

Mesa “O que é a Pedagogia Decolonial?” no II Seminário de formação política do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Culturais, com os Pesquisadores Catherine Walsh e Nilma Lino de Gomes e mediação da Vera Candau. Canal TV UERJ. 2019.

Vídeos

Curso de Extensão Educação e saberes ambientais: a construção de outros presentes" organizado pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) em 2021. Canal Kaipora UEMG.

Mediação: Rodrigo Borba - SEEDUC/RJ
Convidadas(os): Suzani Cassiani/UFSC
Celso Sanchez/UNIRIO
...

Vídeos

Painel "A EDUCAÇÃO NOS NOVOS TEMPOS", atividade da Mini Reunião Anual Virtual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Coordenador: Francisco Herbert Lima Vasconcelos (Seduc/Sobral)
Participantes: Suzani Cassiani (UFSC), Cláudia Costin (FGV/RJ), Carlos Eduardo...

Vídeos

ABRAPEC - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências apresenta a Mesa 5 - Pesquisa em Educação em Ciências diferença, justiça social e democracia.

XII ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências). Realizado de 25 a 28 de Junho de 2019, na Universidade...

Vídeos

A presente live/aula é parte do II Curso de extensão "Saberes e resistências em tempos de pandemia"

DATA: 29 de junho - 03 de julho de 2020

COORDENAÇÃO E MEDIAÇÃO: Samuel Penteado Urban (Docente do DE/CAP/Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)

MINISTRANTE: Bruno...

Vídeos

O IMPACTO DA PANDEMIA NAS PESQUISAS ACADÊMICAS: NOSSAS PERSPECTIVAS

Mesa redonda 1 apresentada no Programa de Pós-graduação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe (PPGECIMA-UFS).

Palestrantes:
Prof. Dr. Gladston Rafael de Arruda Santos (Coordenador de Pós...

Vídeos

Mediação: Profª. Drª. Suzani Cassiani (UFSC)

Participação:
Prof. Dr. Hiata Anderson Silva do Nascimento (IFES)
Prof. Dr. Victor Augusto Giraldo (UFRJ)

Ano: 2021

Vídeos

Palestrante: Professora Doutora Suzani Cassiani da Universidade Federal de Santa Catarina.

UnBTV - Outubro/2020

Vídeos

Este vídeo de apresentação mostra um pouco sobre o que é o RePI, uma iniciativa do Programa de Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) em desenvolvimento desde março de 2019.
Neste canal apresentaremos um pouco dessas pedagogias decoloniais através dos trabalhos desenvolvidos pelas(os)...

Livros

Introdução
Terminada a segunda guerra mundial, muitas sociedades reconheceram o poder
da ciência e da tecnologia através dos resultados tanto do projeto Manhattan,
quanto do sem-número de desenvolvimentos que ajudariam a transformar a cotidianidade. Entre eles o acrílico, o...

Livros

Desde 2004, o grupo de pesquisa DiCiTE (Discursos da Ciência e da Tecnologia na Educação) vem desenvolvendo seus trabalhos com foco na educação científica e tecnológica. Ao longo de sua trajetória, diferentes perspectivas teóricas têm contribuído para a construção de pesquisas e consolidação do...

Livros

Capítulo 12 do livro Decolonialidades na Educação em Ciências

Livros

PREFÁCIO
Apesar de nos ter proporcionado um projeto humanitário secular de sociedade, a modernidade promoveu formas de conhecer e de viver sustentadas por ideias como progresso, racionalidade técnica, pensamento
universal e superioridade eurocêntrica. Tal projeto materializou-se em...

Livros

APRESENTAÇÃO
A ideia do presente livro surgiu a partir do Colóquio Internacional
Decolonialidade na educação de Timor-Leste: dilemas e perspectivas, realizado em
06 e 07 de fevereiro de 2020 em Díli, promovido pela Unidade de Produção e
Disseminação do Conhecimento do...

Livros

PREFÁCIO
Joana Célia dos Passos

Quebrando silêncios e defendendo utopias!
“O fato de estarmos aqui e que eu esteja dizendo essas palavras,
já é uma tentativa de quebrar o silêncio e estender uma ponte sobre nossas
diferenças, porque não são as diferenças que nos...

Artigos

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo mostrar o desenvolvimento de uma proposta de ensino em aulas de ciências, evidenciando como o modo de estruturação da aula e dos conteúdos dessa disciplina, com ênfase em assuntos priorizados pelos alunos, podem influenciar na constituição de novos...

Artigos

RESUMO
No presente trabalho, centramos nosso olhar no Estágio Curricular
Supervisionado – ECS, mais especificamente nas relações que se
estabelecem entre os sujeitos envolvidos (professores da universidade e
das escolas campo de estágio e licenciandos), buscando...

Artigos

Resumo: Considerando a importância da linguagem na elaboração do conhecimento científico por parte dos estudantes, o presente estudo busca compreender como se deu a incorporação e articulação entre Estudos da Linguagem e Educação Científica através da realização de um...

Artigos

Resumo: O presente texto apresenta aspectos vários de um trabalho desenvolvido, durante a disciplina de
Estágio Supervisionado II, no Curso de Ciências Biológicas, e que teve como objetivo investigar de quais
formas as histórias de leitura e escrita interferem na atuação dos...

Artigos

Resumo Este artigo tem como objetivo investigar na literatura e nos documentos nacionais do Timor-Leste, aspectos referentes ao contexto histórico da construção curricular do Ensino Secundário Geral e ainda realizar algumas reflexões sobre a implantação do mesmo...

Artigos

Resumo: A partir de uma Perspectiva Discursiva em Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), investigamos os sentidos sobre tecnologia produzidos durante a análise conjunta de uma animação educativa sobre a origem e produção do artefato papel, realizada com integrantes do grupo...

Artigos

Resumo: O Timor-Leste, desde sua independência em 2002, conta com várias cooperações educacionais. Por mais de uma década o Brasil enviou anualmente 50 professores para atuarem na formação de professores em serviço. Porém, ao coordenar esse programa, nos perguntamos até que ponto essas ações...

Artigos

Resumo. O objetivo deste trabalho é refletir sobre a pergunta: “Por que e Para que ensinar biologia?” por meio da análise de diversos propósitos e objetivos de ensino da biologia, construídos por pesquisadoras e pesquisadores e de recentes denúncias, exigências e saberes construídos por...

Artigos

Resumo: O trabalho teve por objetivo refletir sobre os desafios e possibilidades para a abordagem da menstruação no ensino de biologia em uma perspectiva de justiça social e discussão de relações de poder, por meio da caracterização dos sentidos mobilizados por estudantes da...

Artigos

Resumo: A educação ambiental além da sala de aula, com emprego de hortas ou trilhas, se mostra uma ferramenta para promover conhecimentos sobre a problemática ambiental. A pedagogia de Freinet aborda metodologias de
aproximação com a natureza e quebra a visão antropocêntrica ainda presente...

Artigos

As várias formas de injustiças sociais presentes na sociedade brasileira
nos últimos anos têm exigido da área da educação, um olhar cuidadoso
sobre questões clássicas como a formação de professores, currículo,
cultura escolar, entre outras, tanto nas áreas da pesquisa, quanto...

Artigos

RESUMO: As ações afirmativas propostas no vestibular nas universidades
brasileiras e a luta dos movimentos sociais têm acarretado a abertura de muitas
discussões até então negligenciadas na formação de professoras(es). A abordagem
de questões como a luta antirracista, os...

Artigos

Resumo: No Ensino de Ciências (EC), uma das tendências que tem ganhado destaque é a abordagem temática com enfoque nas relações entre ciência, tecnologia e sociedade(CTS). Alguns autores têm realizado articulações entre os pressupostos do movimento CTS e as ideias de Paulo...

Artigos

RESUMO: O objetivo deste artigo é apontar algumas contribuições de Paulo Freire, a partir de pesquisas desenvolvidas com o Timor-Leste e Brasil, além de alguns avanços para o campo da Educação em Ciências, tendo em vista uma relação com a decolonialidade e a ênfase no...

Artigos

Resumo
O artigo "Discursos hegemônicos e contra-hegemônicos na educação científca...", de Flavia Rezende e Fernanda Ostermann (2019), apresenta uma interessante análise crítica dos
antagonismos entre o signifcado de "ensino de ciências" e de "educação científca". As autoras...

Artigos

Resumo
Quando se pensa nas histórias dos povos colonizados submetidos aos
conhecimentos hierarquizados e em sua relação com a escola,
podemos apontar várias consequências: a naturalização dos problemas
encontrados como ‘não problemas’, a transnacionalização de
...

Artigos

Nossa entrevistada nesse dossiê, Maria Paula Meneses, nasceu em Maputo
(Moçambique). Atualmente é investigadora e coordenadora do Centro de
Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, integrando o núcleo de
estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe). É doutora...

Artigos

Com muita alegria apresentamos nesta edição da revista Cadernos
CIMEAC o dossiê temático intitulado “A educação Sul-Sul em uma perspectiva
crítica: diáspora, identidades e pedagogias decoloniais”, no qual buscamos
reunir pesquisas que apontam para uma perspectiva educacional...

Artigos

Resumen: El objetivo de este trabajo fue abordar la lucha antirracista en la enseñanza de la Biología, a partir de la caracterización de los aprendizajes de 32 estudiantes de grado séptimo de una escuela colombiana, sobre el tema nutrición/alimentación humana y la visibilización del racismo...

Artigos

Resumo: Em oposição a narrativas ocidentalizadas sobre ciência e objetividade, responsável pela subalternização de povos pelo mecanismo da colonialidade do saber, discutimos possibilidades de olhar para a produção dos conhecimentos científicos considerando contextos e conhecimentos...

Teses e Dissertações

Desde a invasão colonial vivemos em um paradigma civilizatório em que a dominação e exploração são naturalizadas e estruturam as sociedades do sistema-mundo, inclusive na educação e conceitos das ciências da natureza, imersos em lógicas hierarquizantes, racializadas e de dominação.

Teses e Dissertações

Este trabalho tem como objetivo principal identificar como os currículos dos cursos de Licenciatura em Química dos Campi de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba, Londrina e Medianeira da Universidade Tecnológica Federal do Paraná contemplam a Educação para Relações Étnico-Raciais.

Teses e Dissertações

Compreender os discursos sobre (e do) Ensino de Ciências Naturais em ambientes de formação docente transnacionais, se constitui, para mim, em um essencial caminho para se potencializar práticas formativas que envolvam a abertura para o diálogo, a partir de um processo de contextualização da...

Teses e Dissertações

A presente tese busca compreender e problematizar os efeitos de sentidos de colonialidade no processo de reestruturação do currículo de Biologia do Ensino Secundário Geral (ESG) em Timor-Leste, a partir de uma perspectiva discursiva, decolonial, crítica e antropofágica.

Teses e Dissertações

A Iniciação Científica (IC) na história da educação brasileira, no âmbito da Educação Básica, constitui episódio recente.

Teses e Dissertações

Esta tese tem como objetivo investigar as implicações das percepções de professoras e professores sobre o significado de ser branca(o) para a educação das relações étnico-raciais.

Teses e Dissertações

O presente estudo centra-se nos elementos “sagrados oriundos da cultura das parteiras do Timor-Leste”. Trata-se de um estudo de caráter exploratório e descritivo, tendo sido utilizada uma metodologia de natureza qualitativa e quantitativa.

Teses e Dissertações

Esta dissertação apresenta um panorama sócio-histórico amplo das quatro fases que constituem o sistema educativo de Timor-Leste.

Teses e Dissertações

O objetivo dessa pesquisa é compreender como a transnacionalização, colonialidade e os sentidos de ciência e tecnologia circulam nas práticas de codocência realizadas entre brasileiros membros do Programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa (PQLP) e professores timorenses da...

Teses e Dissertações

Desde a invasão colonial vivemos em um paradigma civilizatório em que a dominação e exploração são naturalizadas e estruturam as sociedades do sistema-mundo, inclusive na educação e conceitos das ciências da natureza, imersos em lógicas hierarquizantes, racializadas e de dominação. Os povos...

Teses e Dissertações

Esta pesquisa teve como objetivo analisar sentidos construídos sobre justiça social por licenciandos na disciplina de Estágio Supervisionado do Ensino de Ciências a partir dos materiais produzidos na mesma.

Teses e Dissertações

Os movimentos e teorias feministas transbordaram críticas aos diversos espaços da ciência, inclusive à biologia, ensino de ciências e formação de professores. Destacam-se, neste trabalho, os processos discursivos envolvidos sobre a temática de gênero e sexualidade nos espaços curriculares e não-...

Teses e Dissertações

Com inspiração na antropofagia curricular, buscamos cozinhar e devorar um delicioso banquete sobre alimentação. Dada sua complexidade e abrangência, entendemos que a alimentação se relaciona com saúde e meio ambiente; economia e política; história e cultura; tecnologia; mídia; ética; culinária;...

Teses e Dissertações

Este é um estudo teórico-empírico sobre uma experiência de formação de professores-formadores por meio do Observatório Etnoformador, entre 2013 e 2014, em Timor-Leste.

Teses e Dissertações

Nesta pesquisa busquei relacionar o ensino formal, as ciências, as relações de poder, os territórios e a biodiversidade. Trazendo a visão de que as relações desiguais de hoje, estão intimamente relacionada à experiência colonial, e as percepções dos territórios e biodiversidade, trazem essa...

Teses e Dissertações

Desde a nascente da minha escrita, que brota na palavra, esse trabalho faz-se rio. Procurando analisar as contribuições de uma prática de ensino na educação em ciências, a partir de uma articulação entre o poema Morte e Vida Severina e o tema biomas, afluem águas nessa escrita desde as montanhas...

Teses e Dissertações

Este estudo analisa a compreensão de professores de Biologia e dirigentes escolares sobre o currículo proposto para o Ensino Secundário Geral (ESG), em particular os profissionais que atuam na Escola 12 Novembro, localizada em Becora, Díli, Timor-Leste.

Teses e Dissertações

Num longo processo histórico (1512 a 1975), Timor-Leste foi mantido como colônia portuguesa. Contexto este, iniciado no período das grandes navegações. Durante todo esse tempo, os baixos índices de alfabetização da população podem ser compreendidos como forma de, estrategicamente, manter um...

Teses e Dissertações

Este trabalho parte do desafio de conciliar a perspectiva discursiva dos estudos da linguagem com os estudos sociais das ciências e tecnologias em um contexto de educação em biologia.

Teses e Dissertações

O presente trabalho tem como objetivo compreender as potencialidades e os desafios da construção de uma proposta de ensino que promova a autoria de estudantes da educação de jovens e adultos com base em uma perspectiva discursiva e decolonial.

Teses e Dissertações

Essa pesquisa teve como objetivo, investigar sentidos sobre docência produzidos por licenciandos em Ciências Biológicas a partir de histórias de leituras, textos literários e da escrita de um Diário Reflexivo, inspirado em Carolina Maria de Jesus.

Teses e Dissertações

Essa pesquisa mostra a análise, para a Educação em Ciências, de duas Histórias em Quadrinhos brasileiras: Contos dos Orixás e Esquadrão Amazônia, ambas obras com temática de heróis e super-heróis, inspirados nos Orixás da cultura Yorubá, em lendas indígenas e fauna amazônica.

Teses e Dissertações

O objetivo geral, desta pesquisa, é analisar compreensões de professoras, a respeito da Educação das Relações Étnico-Raciais, mobilizadas a partir do diálogo sobre uma proposta didática com o tema evolução e alimentação.

Teses e Dissertações

Nesta tese, investigo de que maneira e em que medida o desenvolvimento de uma perspectiva crítica sobre Tecnologias Sociais (TS) pode colaborar para transformar sentidos deterministas sobre tecnologia que são debatidos entre juventudes do ensino médio técnico.

Teses e Dissertações

Este estudo teve como pressuposto que as pesquisas realizadas nas licenciaturas, na área de Ensino de Ciências, são condicionadas, historicamente, pelo discurso colonial-eurocêntrico da modernidade ocidental.

Artigos

RESUMO: Neste trabalho apresentamos alguns sentidos
sobre leitura e linguagem e analisamos discursivamente
dois textos que falam sobre peixes, a partir de diferentes
saberes e contextos sociais e históricos. O objetivo foi
apontar contribuições da análise discursiva e do...

Artigos

RESUMO: Para este texto trazemos o conceito de colonialidade do grupo
Modernidade/Colonialidade (M/C), de pedagogia decolonial cunhada por Catherine
Walsh, e de feminismo negro e feminismos decoloniais, considerando tais discussões
para a Educação em Ciências em um grupo de...

Artigos

Resumo
Este trabalho integra uma pesquisa de doutorado em andamento e propõe reflexões sobre formas de produção e
validação de conhecimentos da Ciência Moderna, considerando que se fundamenta em uma dinâmica colonial
pautada no racismo estrutural, no patriarcado e no...

Artigos

Resumo:
Buscando contribuir com os diálogos entre os conceitos dos estudos
Modernidade/Colonialidade e do Bem Viver, neste trabalho propomos uma educação
decolonizadora na educação em ciências, na temática de plantas e na modalidade da
Educação de Jovens e Adultos (EJA)....

Artigos

Resumo
Neste artigo são apresentadas algumas relações teóricas entre a abordagem educacional CTS e a
filosofia educacional de Paulo Freire. São explorados três pontos de convergência que certamente
não esgotam as possibilidades de articulação entre essas frentes pedagógicas e...

Artigos

Introdução
Está se tornando cada vez mais presente
o uso da expressão “ciência, tecnologia e
sociedade” (CTS) em estreita associação com a
percepção pública da atividade tecnocientífica,
a discussão e definição de políticas públicas de
C&T, o ensino de...

Artigos

Neste estudo apresentamos algumas reflexões sobre um trabalho realizado em salas de aula de oitavas séries de ciências, realizado por turmas
da licenciatura em Ciências Biológicas, especificamente nas disciplinas
de Metodologia e Instrumentação para o Ensino de Ciências. O objetivo...

Artigos

Resumo: A preocupação com o funcionamento da linguagem na educação científica e
tecnológica tem-nos levado a percorrer caminhos que procuram desfazer a ilusão da transparência
da linguagem. Trazemos uma reflexão sobre as atividades desenvolvidas no âmbito de uma
disciplina na...

Artigos

Resumen:
La popularización de la ciencia y la tecnología (pct) en Latinoamérica se ha ido
posicionando como estrategia alternativa para el acceso al conocimiento científico y
el mejoramiento de la educación. Esto ha sido apoyado desde la política científica, a
través del...

Artigos

Este trabalho tem como objetivo apresentar possibilidades de diálogos sobre decolonialidade na Formação de
Professoras(es) de ciências e biologia a partir de duas obras literárias de Carolina Maria de Jesus - Quarto de Despejo:
diário de uma favelada e Diário de Bitita. Para isso...

Artigos

Resumo
As Histórias em Quadrinhos (HQs) são detentoras de uma linguagem que combina textos e imagens as HQs possibilitam novas discussões e ampliação de compreensões sobre temáticas diversas. A discussão apresentada nesse texto, relaciona quadrinhos com as teorias...

Artigos

Resumo: Apresentamos neste artigo algumas reflexões teóricas sobre as atividades
desenvolvidas no âmbito do grupo de pesquisa DICITE, no qual privilegiamos discussões
sobre a Educação CTS numa perspectiva discursiva. Como referenciais nos pautamos na
perspectiva dos Estudos CTS...

Artigos

RESUMO: O presente trabalho tem como base, pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa de Qualificação de Docentes e Língua Portuguesa (PQLP), vinculado a um acordo de cooperação internacional entre o Brasil e o Timor-Leste, o qual intenciona tanto...

Artigos

É com muita satisfação que apresentamos o dossiê da Revista Perspectiva, intitulado Cooperações Educacionais entre países Sul-Sul: análises e perspectivas sobre o Timor-Leste e Moçambique, o qual traz algumas reflexões sobre cooperações internacionais...

Artigos

Resumo
Neste artigo apresenta-se o perfil de cooperantes brasileiros na formação de professores de TimorLeste. Parte-se de um projeto maior, no âmbito do Programa de Qualificação Docente e Ensino de
Língua Portuguesa em Timor-Leste (PQLP), gerido pela Coordenação De Aperfeiçoamento...

Artigos

Resumen
En este artículo nos interesamos por discutir cuestiones sociotecnológicas en la formación de profesores de ciencias. Utilizamos como referencias teóricas y metodológicas
de investigación el Análisis del Discurso (AD) y los Estudios Sociales de la Ciencia y
Tecnología (...

Artigos

Resumo:
Nesse trabalho, traçamos como objetivo reunir alguns estudos e pesquisas, realizadas
no âmbito do grupo DiCiTE, que contribuíram para repensar a cooperação
educacional em Timor-Leste - um país asiático, distante, mas que, ao mesmo tempo,
tem muitas identificações...

Artigos

Resumo: O presente texto tem como objetivo relatar a experiência acerca da primeira edição do curso de extensão 'Saberes e resistências em tempos de pandemia', realizado junto a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, por meio de aulas síncronas (lives), veículadas...

Artigos

Resumo: Ao refletirmos sobre o impacto de cooperações realizadas entre vários países e o Timor-Leste, concluímos que, muitas vezes, elas acabam estabelecendo uma
relação comunicativa verticalizada. Particularmente, em se tratando de educação
científica e tecnológica, as abordagens...

Artigos

Resumo
As abordagens a partir das relações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) têm se destacado,
no âmbito da Educação Científica e Tecnológica (ECT). Neste trabalho, nos dedicamos a investigar
sobre as contribuições das abordagens CTS para a formação cidadã crítica e...

Teses e Dissertações

Esta dissertação teve como finalidade compreender os sentidos da Prática como Componente Curricular (PCC) produzidos pelos professores e alunos num curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Procurando compreender as condições de produção ampla...

Teses e Dissertações

A formação de professores no Programa Nacional do Ministério da Educação de Timor-Leste visa estabelecer e atingir uma política de desenvolvimento nacional referente aos recursos humanos.

Teses e Dissertações

Esta dissertação apresenta um panorama sócio-histórico amplo das três fases da Escola Técnica Profissional integrante do sistema educativo de Timor-Leste e investiga aspectos da formação dos professores que nela atuam, com vistas a localizar necessidades formativas a serem contempladas em cursos...

Teses e Dissertações

Esta Dissertação tem como objetivo articular aspectos da cultura do Timor-Leste com a Educação Matemática Escolar. Especificamente, a investigação descreve e analisa os “tais”, roupas tradicionais, cuja existência antecede o período colonial e são conhecidos por todo o povo do Timor-Leste.

Teses e Dissertações

As relações sociais e ambientais predominantes em nossa sociedade colocam em risco o ecossistema e seus recursos, assim como a qualidade de vida da grande maioria da população.

Teses e Dissertações

O objetivo deste estudo é compreender as estratégias de formação continuada de docentes em Timor-Leste, desenvolvidas pelo Ministério da Educação por meio do Instituto Nacional de Formação de Docentes e Profissionais da Educação – INFORDEPE, tendo como referência o período de 2011 a 2013.

Artigos

Defendemos que em Timor-Leste o fim da colonização portuguesa em 1975 e o fim da invasão indonésia em 1999, via plebiscito, não foram acompanhados pelo fim da colonialidade. Nesse contexto, buscando caminhos para pensar a educação em ciências, a presente...

Artigos

O timbó compõe a mitologia Kurâ-Bakairi. A pesca com o timbó é realizada por alguns grupos indígenas com a utilização de um cipó, denominado popularmente como timbó, que, depois de ‘esmagado’ na água, intoxica os peixes. O presente texto visa analisar como a pesca com o timbó se...

Artigos

Este trabalho reflete sobre as conexões entre uma proposta de Educação de Base Comunitária desenvolvida com comunidades do município de Chapada do Norte (MG), localizado no Vale do Jequitinhonha, e a obra do mestre da cultura popular Gilmar Souza, originário de uma destas comunidades. Por meio...

Vídeos

Curso RIEDECT - Rede Internacional de Estudos Decoloniais

Artigos

O presente artigo tem como objetivo trazer à reflexão algumas questões e possibilidades de formação de professoras(es) na área de Ciências da Natureza, emergentes dos processos de implementação do Projeto de Acompanhamento do Programa de Qualificação de Docentes...

Documentos

Boletim informativo sobre atividades desenvolvidas no projeto Print-RePI.

Artigos

Apresentação do Dossiê Linguagem, literatura e decolonialidade: caminhos para pensar a educação em ciências v. 39 n. 2 (2021)

Palavras-chave: decolonialidade, Educação em ciências e tecnologia, Linguagem e literatura

Artigos

Este artigo apresenta as principais ideias dos estudos decoloniais desenvolvidos nas últimas décadas, na América Latina, assim como das Epistemologias do Sul, movimento que se consolida na Europa, mas que conta com reflexões de diferentes autores do sul global. Ambos os movimentos são paradigmas...

Teses e Dissertações

Essa pesquisa tem como objetivo discutir as contribuições das literaturas periféricas para uma educação em ciências libertadora, através da análise de textos literários e uma síntese de seus temas.
Palavras-chave: Literário. Cultura de periferia. Ciência periférica.

Livros

Este livro tem muito a dizer e, sobretudo, a fazer sentir e com isso, fazer sentido, a começar pela urgência de tratar temas que estão hoje no limiar das mudanças sociais. Trata-se de um empreendimento bem-sucedido e encharcado de coragem de enfrentar esse tempo que dá voltas em si mesmo e que...

Vídeos

Resumo teste (aqui entraria o resumo)

Vídeos

xxxxxxxxxxx.