(Pre)textos para pensar a cooperação educacional em Timor-Leste: algumas referências para o internacionalismo solidário

quinta-feira, Fevereiro 24, 2022
Português, Brasil

Resumo
Neste artigo apresenta-se o perfil de cooperantes brasileiros na formação de professores de TimorLeste. Parte-se de um projeto maior, no âmbito do Programa de Qualificação Docente e Ensino de
Língua Portuguesa em Timor-Leste (PQLP), gerido pela Coordenação De Aperfeiçoamento de Pessoal
de Nível Superior (CAPES) e coordenado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde
2009. Na intenção de melhor compreender essa cooperação internacional, inicia-se este texto com
entendimentos sobre as condições de produção de alguns meandros do contexto histórico-político e
sociocultural em que a mesma ocorre. A pesquisa envolve o estudo de documentos e análises de
discurso de brasileiros que atuaram em Timor-Leste. Além disso, propõem-se explicitar alguns limites,
possibilidades e avanços em na trajetória dos pesquisadores como atuantes, incluindo-se os desafios
para desenhar algumas referências mais adequadas. Nessas análises, as problematizações envolvendo a
colonialidade do saber/poder, as atuações assistencialistas, a consolidação da paz, entre outras, animam
reflexões que podem ser bem vindas em futuras cooperações.
Palavras-chave: Cooperação internacional. Formação de Professores. Timor-Leste.

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