Artigos
Baseado nas contribuições dos teóricos da decolonialidade e em diálogo com a tradição dos estudos do Atlântico Negro, o artigo, em busca de uma justiça cognitiva, propõe um diálogo horizontal e equitativo entre estas correntes do pensamento político-acadêmico e os intelectuais negros brasileiros...
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo mostrar o desenvolvimento de uma proposta de ensino em aulas de ciências, evidenciando como o modo de estruturação da aula e dos conteúdos dessa disciplina, com ênfase em assuntos priorizados pelos alunos, podem influenciar na constituição de novos...
Resumo: O Timor-Leste, desde sua independência em 2002, conta com várias cooperações educacionais. Por mais de uma década o Brasil enviou anualmente 50 professores para atuarem na formação de professores em serviço. Porém, ao coordenar esse programa, nos perguntamos até que ponto essas ações...
Resumo: A educação ambiental além da sala de aula, com emprego de hortas ou trilhas, se mostra uma ferramenta para promover conhecimentos sobre a problemática ambiental. A pedagogia de Freinet aborda metodologias de
aproximação com a natureza e quebra a visão antropocêntrica ainda presente...
Resumen: El objetivo de este trabajo fue abordar la lucha antirracista en la enseñanza de la Biología, a partir de la caracterización de los aprendizajes de 32 estudiantes de grado séptimo de una escuela colombiana, sobre el tema nutrición/alimentación humana y la visibilización del racismo...
Este trabalho reflete sobre as conexões entre uma proposta de Educação de Base Comunitária desenvolvida com comunidades do município de Chapada do Norte (MG), localizado no Vale do Jequitinhonha, e a obra do mestre da cultura popular Gilmar Souza, originário de uma destas comunidades. Por meio...
Este artigo apresenta as principais ideias dos estudos decoloniais desenvolvidos nas últimas décadas, na América Latina, assim como das Epistemologias do Sul, movimento que se consolida na Europa, mas que conta com reflexões de diferentes autores do sul global. Ambos os movimentos são paradigmas...