Saberes ambientais de uma vida no campo: diálogos entre a memória biocultural de agricultores familiares e o ensino de ciências

quinta-feira, Dezembro 8, 2022
Português, Brasil
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo levantar informações sobre práticas culturais, conhecimentos tradicionais e saberes socioambientais de agricultores familiares no município de Glorinha-RS, identificando pontos de diálogo com o ensino de Ciências a partir do conceito de Memória Biocultural. Para tanto, foram realizadas cinco entrevistas com agricultores familiares da localidade e posteriormente, estas foram analisadas com auxílio metodológico da Análise Textual Discursiva. Como resultado, propomos duas categorias temáticas: práticas de agricultura e pecuária; e relação com a água, considerando que foram temas de destaque nas falas dos agricultores e que apresentam potencial para interlocuções com o ensino de ciências da natureza. Concluímos, por fim, que o (re)conhecimento da Memória Biocultural dos agricultores familiares ede outros povos do campo, a partir do ensino de ciências, contribui para que não se aprofunde o processo de esquecimento dos saberes ecológicos e práticas ancestrais e tradicionais que constituíram historicamente os territórios. Palavras Chaves:Agricultores familiares. Ensino de ciências. Memória Biocultural. Saberes ambientais. Autores; Júlia Kuse Taboada Marilisa Bialvo Hoffmann
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