Livros

Livros
Este libro aporta una aproximación crítica y decolonial de la investigación en educación en contextos indígenas e interculturales. Surge de la necesidad por promover espacios de reflexión, discusión y análisis en vinculación recíproca con investigadores a nivel internacional, nacional y local que...
Livros
Las Epistemologías del Sur son el eje vertebrador y el denominador común en torno al cual durante las últimas décadas se ha consolidado un amplio programa de trabajo colectivo dirigido por Boaventura de Sousa Santos, integrado por intelectuales y militantes de primer orden radicados y radicadas a...
Livros
O livro de Antônio Bispo faz parte da coleção de obras publicadas pelo INCT de Inclusão e assinadas por mestres e mestras das comunidades tradicionais brasileiras - indígenas, afro-brasileiras, e das culturas populares. Líder quilombola pertencente a uma comunidade rural do Piauí, Bispo foi...
Livros
A publicação desse livro é uma parceria intercontinental que faz parte do projeto de internacionalização das universidades (PRINT UFSC), financiado pela Capes, onde foram organizadas publicações, textos e propostas com novos horizontes epistemológicos para (re)inventar a educação em perspectiva...
Livros
Con el epígrafe de Paulo Freire desafiamos a los lectores y lectoras a pensar cuánto de lo dicho en él puede ser trabajado en la educación de ciencia y tecnología, y cuáles son las implicaciones de esa perspectiva. Este texto propone una discusión sobre el funcionamiento de los discursos...
Livros
Introdução Timor-Leste é o mais jovem país do sudeste asiático. Caracterizado por uma história um tanto quanto conturbada, desde o século XVI, nem mesmo a distância ou as barreiras geográfcas conseguiram interromper o imaginário colonizador europeu, com referência direta aos portugueses – que...
Livros
Introdução Neste capítulo, buscamos investigar, na literatura e nos documentos nacionais do Timor-Leste, aspectos referentes ao contexto histórico da construção curricular do Ensino Secundário Geral (ESG) e algumas refexões sobre a sua implantação. Pretendemos iniciar algumas discussões tendo em...
Livros
Introdução Os estudos CTS começam a tomar um novo e importante rumo a partir de meados de 1960 e início dos anos 1970, como resposta ao crescimento do sentimento de que o desenvolvimento científico e tecnológico não possuía uma relação linear com o bem-estar social (Nascimento; Linsingen, 2006)....
Livros
A escrita deste capítulo foi possibilitada por encontros e estimulada pelo olhar para o mundo. Somos cinco autoras buscando caminhos possíveis para romper com silêncios colonialistas que fazem da educação um instrumento de manutenção do sistema capitalista e estruturado nas opressões. As autoras...
Livros
O autoconhecimento e a aprendizagem biológica: uma breve introdução ao capítulo Partindo da tese de que o conhecimento construído acerca da natureza reflete as nossas concepções do que somos como humanidade (autoconhecimento), assumimos que aprender biologia nos provoca a construir relações de...
Livros
Tendo a vida como pressuposto de aprendizagens múltiplas e partindo de denúncias e resistências propostas pelos estudos dos grupos: Modernidade/Colonialidade, estudos Pós Coloniais e Epistemologias do Sul, nos comprometemos com o exercício de pautar uma educação em ciências anti-racista, anti-...
Livros
Esta comunicação tem o objetivo de explicitar a realização de projetos voltados à educação ambiental e popular em comunidades quilombolas do Vale do Ribeira (SP). Como parte de uma pesquisa de doutoramento em educação científica e tecnológica o ponto de partida tem como base a inserção de práticas...
Livros

Introdução
Terminada a segunda guerra mundial, muitas sociedades reconheceram o poder
da ciência e da tecnologia através dos resultados tanto do projeto Manhattan,
quanto do sem-número de desenvolvimentos que ajudariam a transformar a cotidianidade. Entre eles o acrílico, o...

Livros

Desde 2004, o grupo de pesquisa DiCiTE (Discursos da Ciência e da Tecnologia na Educação) vem desenvolvendo seus trabalhos com foco na educação científica e tecnológica. Ao longo de sua trajetória, diferentes perspectivas teóricas têm contribuído para a construção de pesquisas e consolidação do...

Livros

Capítulo 12 do livro Decolonialidades na Educação em Ciências

Livros

PREFÁCIO
Apesar de nos ter proporcionado um projeto humanitário secular de sociedade, a modernidade promoveu formas de conhecer e de viver sustentadas por ideias como progresso, racionalidade técnica, pensamento
universal e superioridade eurocêntrica. Tal projeto materializou-se em...

Livros

APRESENTAÇÃO
A ideia do presente livro surgiu a partir do Colóquio Internacional
Decolonialidade na educação de Timor-Leste: dilemas e perspectivas, realizado em
06 e 07 de fevereiro de 2020 em Díli, promovido pela Unidade de Produção e
Disseminação do Conhecimento do...

Livros

PREFÁCIO
Joana Célia dos Passos

Quebrando silêncios e defendendo utopias!
“O fato de estarmos aqui e que eu esteja dizendo essas palavras,
já é uma tentativa de quebrar o silêncio e estender uma ponte sobre nossas
diferenças, porque não são as diferenças que nos...

Livros

Este livro tem muito a dizer e, sobretudo, a fazer sentir e com isso, fazer sentido, a começar pela urgência de tratar temas que estão hoje no limiar das mudanças sociais. Trata-se de um empreendimento bem-sucedido e encharcado de coragem de enfrentar esse tempo que dá voltas em si mesmo e que...