Livros

Livros
Esta coletânea de ensaios, A língua portuguesa na Índia e em outras terras, situa-se num momento político que solicita reconfigurações de estratégias e repactualizações, com horizonte no comunitarismo cultural de natureza supranacional. No plano da vida cultural, entretanto, essa repactualização...
Livros
Esta coletânea reúne 21 narrativas da literatura oral timorense e resulta de uma pesquisa realizada durante o ano de 2014, no decorrer da disciplina de Literatura Brasileira, ministrada para aproximadamente 80 estudantes do 3o ano do Departamento de Língua Portuguesa da Faculdade de Educação, Artes...
Livros
Sulear conceitos e linguagens é fazer um movimento de volta. É reouvir a fala dos rios e plantas, dos animais, como nos diz a poeta Nina Rizzi. Não esquecer “uma fala do Desejo. Deixar existir a poesia mais selvagem”. Deixar existir é palavra de ordem, é resistência em meio ao tempo amedrontador em...
Livros
Este libro aporta una aproximación crítica y decolonial de la investigación en educación en contextos indígenas e interculturales. Surge de la necesidad por promover espacios de reflexión, discusión y análisis en vinculación recíproca con investigadores a nivel internacional, nacional y local que...
Livros
Las Epistemologías del Sur son el eje vertebrador y el denominador común en torno al cual durante las últimas décadas se ha consolidado un amplio programa de trabajo colectivo dirigido por Boaventura de Sousa Santos, integrado por intelectuales y militantes de primer orden radicados y radicadas a...
Livros
O livro de Antônio Bispo faz parte da coleção de obras publicadas pelo INCT de Inclusão e assinadas por mestres e mestras das comunidades tradicionais brasileiras - indígenas, afro-brasileiras, e das culturas populares. Líder quilombola pertencente a uma comunidade rural do Piauí, Bispo foi...
Livros
A publicação desse livro é uma parceria intercontinental que faz parte do projeto de internacionalização das universidades (PRINT UFSC), financiado pela Capes, onde foram organizadas publicações, textos e propostas com novos horizontes epistemológicos para (re)inventar a educação em perspectiva...
Livros
Con el epígrafe de Paulo Freire desafiamos a los lectores y lectoras a pensar cuánto de lo dicho en él puede ser trabajado en la educación de ciencia y tecnología, y cuáles son las implicaciones de esa perspectiva. Este texto propone una discusión sobre el funcionamiento de los discursos...
Livros
Introdução Timor-Leste é o mais jovem país do sudeste asiático. Caracterizado por uma história um tanto quanto conturbada, desde o século XVI, nem mesmo a distância ou as barreiras geográfcas conseguiram interromper o imaginário colonizador europeu, com referência direta aos portugueses – que...
Livros
Introdução Neste capítulo, buscamos investigar, na literatura e nos documentos nacionais do Timor-Leste, aspectos referentes ao contexto histórico da construção curricular do Ensino Secundário Geral (ESG) e algumas refexões sobre a sua implantação. Pretendemos iniciar algumas discussões tendo em...
Livros
Introdução Os estudos CTS começam a tomar um novo e importante rumo a partir de meados de 1960 e início dos anos 1970, como resposta ao crescimento do sentimento de que o desenvolvimento científico e tecnológico não possuía uma relação linear com o bem-estar social (Nascimento; Linsingen, 2006)....
Livros
A escrita deste capítulo foi possibilitada por encontros e estimulada pelo olhar para o mundo. Somos cinco autoras buscando caminhos possíveis para romper com silêncios colonialistas que fazem da educação um instrumento de manutenção do sistema capitalista e estruturado nas opressões. As autoras...
Livros
O autoconhecimento e a aprendizagem biológica: uma breve introdução ao capítulo Partindo da tese de que o conhecimento construído acerca da natureza reflete as nossas concepções do que somos como humanidade (autoconhecimento), assumimos que aprender biologia nos provoca a construir relações de...
Livros
Tendo a vida como pressuposto de aprendizagens múltiplas e partindo de denúncias e resistências propostas pelos estudos dos grupos: Modernidade/Colonialidade, estudos Pós Coloniais e Epistemologias do Sul, nos comprometemos com o exercício de pautar uma educação em ciências anti-racista, anti-...
Livros
Esta comunicação tem o objetivo de explicitar a realização de projetos voltados à educação ambiental e popular em comunidades quilombolas do Vale do Ribeira (SP). Como parte de uma pesquisa de doutoramento em educação científica e tecnológica o ponto de partida tem como base a inserção de práticas...
Livros

Introdução
Terminada a segunda guerra mundial, muitas sociedades reconheceram o poder
da ciência e da tecnologia através dos resultados tanto do projeto Manhattan,
quanto do sem-número de desenvolvimentos que ajudariam a transformar a cotidianidade. Entre eles o acrílico, o...

Livros

Desde 2004, o grupo de pesquisa DiCiTE (Discursos da Ciência e da Tecnologia na Educação) vem desenvolvendo seus trabalhos com foco na educação científica e tecnológica. Ao longo de sua trajetória, diferentes perspectivas teóricas têm contribuído para a construção de pesquisas e consolidação do...

Livros

Capítulo 12 do livro Decolonialidades na Educação em Ciências

Livros

PREFÁCIO
Apesar de nos ter proporcionado um projeto humanitário secular de sociedade, a modernidade promoveu formas de conhecer e de viver sustentadas por ideias como progresso, racionalidade técnica, pensamento
universal e superioridade eurocêntrica. Tal projeto materializou-se em...

Livros

APRESENTAÇÃO
A ideia do presente livro surgiu a partir do Colóquio Internacional
Decolonialidade na educação de Timor-Leste: dilemas e perspectivas, realizado em
06 e 07 de fevereiro de 2020 em Díli, promovido pela Unidade de Produção e
Disseminação do Conhecimento do...

Livros

PREFÁCIO
Joana Célia dos Passos

Quebrando silêncios e defendendo utopias!
“O fato de estarmos aqui e que eu esteja dizendo essas palavras,
já é uma tentativa de quebrar o silêncio e estender uma ponte sobre nossas
diferenças, porque não são as diferenças que nos...

Livros

Este livro tem muito a dizer e, sobretudo, a fazer sentir e com isso, fazer sentido, a começar pela urgência de tratar temas que estão hoje no limiar das mudanças sociais. Trata-se de um empreendimento bem-sucedido e encharcado de coragem de enfrentar esse tempo que dá voltas em si mesmo e que...