segunda-feira, Março 6, 2023
Português, Brasil
Resumo
O objetivo deste trabalho é refletir sobre a desafiante trajetória de uma cooperação internacional entre Timor-Leste e Brasil que focou na necessidade de repensar a formação de professores em perspectiva intercultural crítica, visando construir relações emancipatórias, de amor e solidariedade. De 2009 a 2016, coordenamos o programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa, em Timor-Leste, inspirados pela dialogicidade de Paulo Freire, um conhecido e amado educador do povo timorense, por sua indireta contribuição na independência daquele país. A dialética freireana denúncia-anúncio foi importante não só para enxergarmos os problemas, mas também para propormos soluções com os timorenses e não somente para eles. Além disso, em nossas experiências naquele país, identificamos problemas semelhantes aos da educação brasileira como efeitos de colonialidade, introjeções de inferioridade e subordinação, transnacionalização da educação, entre outras denúncias. Assim, a dialética freireana denúncia-anúncio dessa práxis, junto à educação timorense nos fez olhar para o nosso próprio território brasileiro, provocando reflexões interseccionais relacionadas ao racismo, às questões de gênero e sexualidade, ao preconceito de classe social, entre outras diferentes formas de opressão, aprofundando modos de agir tendo como base a interculturalidade crítica e o conceito de pedagogia decolonial, a qual anunciou caminhos para a luta por justiça social na educação científica.
Palavras chaves Educação em Ciências · Educação Antirracista · Efeitos de
Colonialidade · Pedagogia Decolonial · Pedagogia Freireana
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