Decolonialidade Quadrinística e Educação Ambiental: analisando a colonialidade do viver em Contos dos Orixás

sexta-feira, Fevereiro 25, 2022
Português, Brasil

Resumo
As Histórias em Quadrinhos (HQs) são detentoras de uma linguagem que combina textos e imagens as HQs possibilitam novas discussões e ampliação de compreensões sobre temáticas diversas. A discussão apresentada nesse texto, relaciona quadrinhos com as teorias decoloniais, para discutir temáticas voltadas às relações entre humano-natureza. A decolonialidade questiona a estrutura de dominação provinda da colonialidade, e propõe mudanças ao partir da perspectiva do subalterno. Objetivando demonstrar como a Decolonialidade Quadrinística pode contribuir para novas discussões para o campo da Educação Ambiental, é realizada uma análise da HQ Contos dos Orixás, de Hugo Canuto. Com o aporte teórico-metodológico da Análise de Discurso franco-brasileira, a obra é analisada, apontando sobre possibilidades de haver uma vivência harmônica e não-exploratória da natureza, entendendo a humanidade como uma parte do ambiente e como as relações espirituais e mágicas que povos tradicionais possuem, reforçam esse modo de viver.
Palavras Chaves: Histórias em Quadrinhos. Decolonialidade Quadrinística. Educação em Ciências. Educação Ambiental.

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