quinta-feira, Janeiro 30, 2025
Português, Brasil
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A abordagem convencional do tema das drogas nas escolas tende a se limitar às substâncias em si, negligenciando os importantes fatores histórico-sociais provenientes da colonialidade que permeia o assunto. Entre esses fatores estão o encarceramento em massa da população negra, o apagamento dos conhecimentos tradicionais (epistemicídio), a natureza subjetiva das políticas proibicionistas e a devastadora guerra às drogas. Diante desse cenário, os estudos decoloniais emergem como uma perspectiva teórico-prática que busca decolonizar as estruturas de poder, ao reconhecer e valorizar perspectivas e experiências historicamente marginalizadas e colonizadas. Partindo da indagação 'como os estudos decoloniais podem contribuir para a Educação sobre drogas?', nosso objetivo é “realizar uma reflexão sobre como os estudos decoloniais podem contribuir nas discussões sobre o tema drogas na Educação em Ciências”. Para tal, articulamos o conceito de colonialidade à crítica do panorama das políticas proibicionistas, visando, entre outras questões, referências e compreensões para embasar uma Educação em Ciências decolonial.
Palavras-chave: educação sobre drogas; pedagogia decolonial; educação em ciências.
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