Este trabalho reflete sobre as conexões entre uma proposta de Educação de Base Comunitária desenvolvida com comunidades do município de Chapada do Norte (MG), localizado no Vale do Jequitinhonha, e a obra do mestre da cultura popular Gilmar Souza, originário de uma destas comunidades. Por meio de uma investigação sobre a realidade local foi desenvolvida uma proposta educativa contextualizada ao território a partir de um diálogo entre saberes científicos e populares, entre saberes práticos e teóricos. Tal investigação teve por base a perspectiva de Pesquisa Participante defendida pelo sociólogo colombiano Orlando Fals Borda, somada a concepção de Educação Popular Latino-americana e a Abordagem Temática de Paulo Freire, em uma articulação pensada no sentido de criar condições para a construção coletiva de conhecimentos em parcerias com as comunidades. Assim, a partir de uma imersão na realidade local foram identificados temas geradores, memórias bioculturais e informações sobre a História Ambiental desta região, que puderam servir de base para o estabelecimento de discussões contextualizadas ao território em questão. Com base nestes resultados, buscamos aproximações com a obra do mestre de folia de reis Gilmar Souza, representante da comunidade de São Sebastião da Boa Vista. A poesia de Gilmar é pensada a partir de um ponto de vista de dentro das comunidades e reflete a identidade, a cultura e o contexto de sua produção. Assim, tal aproximação aponta o potencial da literatura popular para a construção de uma perspectiva educativa de base comunitária atenta às especificidades do sertão mineiro.
Palavras-Chave: Educação de Base Comunitária; Literatura Popular; Vale do Jequitinhonha.