Contribuições da literatura popular do Vale do Jequitinhonha para a educação ambiental e educação em ciências de base comunitária

segunda-feira, Fevereiro 21, 2022
Português, Brasil

Este trabalho reflete sobre as conexões entre uma proposta de Educação de Base Comunitária desenvolvida com comunidades do município de Chapada do Norte (MG), localizado no Vale do Jequitinhonha, e a obra do mestre da cultura popular Gilmar Souza, originário de uma destas comunidades. Por meio de uma investigação sobre a realidade local foi desenvolvida uma proposta educativa contextualizada ao território a partir de um diálogo entre saberes científicos e populares, entre saberes práticos e teóricos. Tal investigação teve por base a perspectiva de Pesquisa Participante defendida pelo sociólogo colombiano Orlando Fals Borda, somada a concepção de Educação Popular Latino-americana e a Abordagem Temática de Paulo Freire, em uma articulação pensada no sentido de criar condições para a construção coletiva de conhecimentos em parcerias com as comunidades. Assim, a partir de uma imersão na realidade local foram identificados temas geradores, memórias bioculturais e informações sobre a História Ambiental desta região, que puderam servir de base para o estabelecimento de discussões contextualizadas ao território em questão. Com base nestes resultados, buscamos aproximações com a obra do mestre de folia de reis Gilmar Souza, representante da comunidade de São Sebastião da Boa Vista. A poesia de Gilmar é pensada a partir de um ponto de vista de dentro das comunidades e reflete a identidade, a cultura e o contexto de sua produção. Assim, tal aproximação aponta o potencial da literatura popular para a construção de uma perspectiva educativa de base comunitária atenta às especificidades do sertão mineiro.

Palavras-Chave: Educação de Base Comunitária; Literatura Popular; Vale do Jequitinhonha.

Destaque: 
Categorias: 

Idiomas