O SUL ENQUANTO HORIZONTE EPISTEMOLÓGICO: DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS ÀS PEDAGOGIAS DECOLONIAIS

quarta-feira, Março 2, 2022
Português, Brasil

Resumo
Este trabalho integra uma pesquisa de doutorado em andamento e propõe reflexões sobre formas de produção e
validação de conhecimentos da Ciência Moderna, considerando que se fundamenta em uma dinâmica colonial
pautada no racismo estrutural, no patriarcado e no capitalismo. Questionamos quais efeitos essas epistemologias
produzem na educação em ciências e apontamos as implicações nesse campo de ensino e pesquisa. Indicamos as
Epistemologias do Sul enquanto horizonte epistemológico e a Interculturalidade Crítica como possibilidade para
anunciar uma educação em ciências decolonial, pautando a horizontalidade de conhecimentos a partir de
posturas contrárias às injustiças sociais. Destacamos que é urgente um diálogo entre a Ciência, a Educação e
grupos subalternizados, em virtude de discursos anticientíficos fortalecidos por grupos de grande poder político.

Palavras-chave: Interculturalidade Crítica; Educação em Ciências; Estudos Decoloniais; Cidadania Crítica e
Decolonial.

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