DIÁLOGOS INSPIRADOS EM CAROLINA MARIA DE JESUS: DECOLONIALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS(ES) DE CIÊNCIAS

sexta-feira, Fevereiro 25, 2022
Português, Brasil

Este trabalho tem como objetivo apresentar possibilidades de diálogos sobre decolonialidade na Formação de
Professoras(es) de ciências e biologia a partir de duas obras literárias de Carolina Maria de Jesus - Quarto de Despejo:
diário de uma favelada e Diário de Bitita. Para isso apresentamos alguns conceitos desenvolvidos pela perspectiva
teórica do grupo Modernidade/Colonialidade (M/C), cujos estudos vêm inspirando aproximações e diálogos com a
educação brasileira. Em um segundo momento apresentamos trechos das obras da escritora, tecendo relações com
decolonialidade e formação de professoras(es) de ciências e biologia. Acreditamos que a perspectiva de trabalho com
literatura aqui apresentada, pode contribuir para suscitar diálogos sobre justiça social, racismo, papel social da
educação, decolonialidade e questões socioambientais na formação de professores de ciências e biologia.
Palavras-chave: formação de professores; literatura; decolonialidade

Destaque: 
Categorias: 

Idiomas