quinta-feira, Junho 5, 2025
Português, Brasil

Resumo:
O presente artigo tem como objetivo contribuir para a efetivação das transformações sociais suscitadas/desejadas pela homologação da Lei 10.639/03 e suas diretrizes, expostas no Parecer CNE/CP 003/2004, isto é, ensino que contemple adequadamente a história e cultura africana e afro-brasileira. Tendo por base estudos da literatura na área e pesquisas empíricas levadas a cabo por este autor, foi identificado um conjunto de sugestões de abordagens por meio das quais o ensino de Ciências pode contribuir para o tratamento adequado dessa matriz cultural, tão presente e mantida no jeito de ser e viver dos/as brasileiros/as, principalmente daqueles de ascendência africana. Mais especificamente, são feitas sugestões acerca de como conhecimentos tradicionais de matriz africana e afro-brasileira podem ser abordados de forma positiva no ensino de Ciências. Esse conjunto de sugestões se põe à disposição de docentes, formadores de professores/as, pesquisadores/as da área e outras pessoas interessadas, a fim de, junto a outras propostas, tornar efetivo o desafio exposto na legislação mencionada de que todos os componentes escolares trabalhem em conjunto para educar relações étnico-raciais justas em nossas instituições de ensino.
Palavras-chave: História e Cultura Africana e Afro-Brasileira; Ensino de Ciências; Educação das Relações Étnico-Raciais.
Destaque:
Categorias: