Novos sentidos para velhas questões: limites e possibilidades de uma proposta de ensino em aulas de ciência

terça-feira, Março 15, 2022

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo mostrar o desenvolvimento de uma proposta de ensino em aulas de ciências, evidenciando como o modo de estruturação da aula e dos conteúdos dessa disciplina, com ênfase em assuntos priorizados pelos alunos, podem influenciar na constituição de novos sentidos por parte destes e do professor. Limites e possibilidades no desenvolvimento dessa proposta foram identificados e analisados em relação ao ensino e aprendizagem, considerando tanto aspectos discentes como docentes do processo. Destacamos entre esses aspectos, o maior interesse e motivação dos alunos para o desenvolvimento de atividades como a leitura e a escrita, bem como pelos assuntos da disciplina, o que possibilitou maior familiaridade destes no tratamento das questões relacionadas ao conteúdo formal e a compreensão de suas complexidades, além da utilização mais adequada da terminologia científica. Por outro lado, a "abertura no conteúdo" a ser ministrado, tanto com relação ao tema como à ordem em que os mesmos aparecem, reflete num desafio para o docente. Desse modo, o professor precisa estar aberto ao novo, reconhecer e muitas vezes questionar suas crenças educacionais, a fim de se filiar a um planejamento maleável sem cumprimento linear do mesmo.

Palavras-chave: ensino de ciências; crenças educacionais; leitura; escrita.