A LUTA PELA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA COMO RESISTÊNCIA EPISTEMOLÓGICA: ENTREVISTA COM O CACIQUE LUIZ KATU

segunda-feira, Abril 25, 2022
Português, Brasil
Resumo O objetivo principal do desenvolvimento da entrevista com o Cacique Luiz katu (José Luiz Soares) foi o de conhecer a luta pela educação escolar indígena no estado do Rio Grande do Norte, mais especificamente no que se refere ao Ensino Fundamental. E isso tem a ver a denúncia de uma situação desumanizante, e que gerou o anúncio por meio de uma resistência epistemológica. Cacique Luiz Katu recebeu o entrevistador, de forma virtual, em 27 de maio de 2020. Cabe destacar, que diálogo com o Cacique foi orientado pelas diretrizes da entrevista semiestruturada e, assim, contou com um roteiro de questões previamente formulado pelo entrevistador. Ele foi dividido em quatro temas (questões): relação do entrevistado com a educação, início das atividades no magistério, luta pela educação indígena na aldeia e no estado do Rio Grande do Norte e, por fim, questões pontuais acerca da escola existente na aldeia.
Destaque:
Categorias: