segunda-feira, Abril 25, 2022
Português, Brasil
RESUMO: O primeiro contato ocorreu no início dos anos 1970, quando a influência
do educador Paulo Freire simbolizou a luta e a resistência contra o colonialismo e o
capitalismo em Timor-Leste visando a restauração da independência. Sobre isso, os
Professores Barbedo Magalhães e Judith Magalhães colocaram em prática a
Pedagogia de Paulo Freire por meio do livro Pedagogia do Oprimido entre os
membros do Grupo Coordenador do Ensino da Reformulação em Timor (GCRET).
Este grupo atuou em parceria com a FRETILIN. Nesse sentido, esta educação
popular foi promovida pela FRETILIN, utilizando Temas Geradores e as Práticas
Culturais do povo. Após a restauração da independência, a educação popular em
Timor-Leste não visava mais a luta pela libertação nacional (restaurada em 2002),
mas sim a luta pela terra ligada a uma concepção eco-solidária da produção. A
materialização desta formação ocorreu através do Instituto de Economia Fulidaidai
Slulu e consequentemente através do conceito Fulidaidai-Slulu. Nesse sentido, a
teoria de Paulo Freire tem influenciado metodologicamente a construção do currículo
da escola, além de ter orientaado as discussões presentes nas disciplinas do curso,
direta ou indiretamente. Assim, este texto pretende apresentar a presença das ideias
de Paulo Freire em Timor-Leste através da educação popular iniciada em 1974 até
aos dias de hoje através do nstituto de Economia Fulidaidai-Slulu (IEFS).
Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa teórica e participante
Palavras-chave:
Paulo Freire; educação
popular; Timor-Leste
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