RESUMO
No presente trabalho, centramos nosso olhar no Estágio Curricular
Supervisionado – ECS, mais especificamente nas relações que se
estabelecem entre os sujeitos envolvidos (professores da universidade e
das escolas campo de estágio e licenciandos), buscando identificar em
trabalhos publicados sobre essa etapa da formação, como ocorreram as
aproximações dos licenciando ao espaço escolar e o papel do professor
da escola nesse processo. Identificamos uma ausência dos saberes do
docente da escola e da valorização de sua prática e a relacionamos com
o silenciamento na perspectiva da Análise do Discurso da Linha Francesa
– AD. Filiamos esse silêncio à sua historicidade buscando pistas sobre a
construção desse discurso. Concluímos que a ausência naturalizada do
professor da escola e de seus saberes na formação do futuro professor
constitui discursos produzidos pela academia que os ignoram e silenciam
com relação a eles. Formado também nessas bases, o professor da
educação básica constrói sentidos, por exemplo, percebendo-se como
ausente do processo, assumindo uma posição e, consequentemente, um
papel que o colocou no silêncio, mesmo após o surgimento de um novo
discurso produzido a partir da valorização da prática na formação inicial
do professor.
Palavras-chave: Estágio Curricular Supervisionado. Formação de
professores de Ciências. Discurso.