Formação inicial de professores de Ciências: perspectiva discursiva na educação CTS

sexta-feira, Fevereiro 25, 2022
Português, Brasil

Neste estudo apresentamos algumas reflexões sobre um trabalho realizado em salas de aula de oitavas séries de ciências, realizado por turmas
da licenciatura em Ciências Biológicas, especificamente nas disciplinas
de Metodologia e Instrumentação para o Ensino de Ciências. O objetivo
principal é criar possibilidades dos licenciandos vivenciarem o cotidiano
de uma escola pública, desenvolvendo uma intervenção didática numa
perspectiva discursiva na educação CTS. Dessa forma, nossas referências
têm se pautado na análise do discurso e no funcionamento da linguagem
em aulas de ciências e tecnologia. São apresentados e discutidos alguns
resultados dessa proposta de formação inicial de professores e a pertinência
da abordagem temática para a construção de sentidos sociais-culturais e
ambientais do conhecimento científico contextualizado.
Palavras-chave: Análise do Discurso; educação CTS; formação de professores.

Destaque: 
Categorias: 
Anexos: 

Idiomas