DECOLONIALIDADE NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: O CONCEITO DE BEM VIVER COMO UMA PEDAGOGIA DECOLONIAL

quarta-feira, Março 2, 2022
Português, Brasil

Resumo:
Buscando contribuir com os diálogos entre os conceitos dos estudos
Modernidade/Colonialidade e do Bem Viver, neste trabalho propomos uma educação
decolonizadora na educação em ciências, na temática de plantas e na modalidade da
Educação de Jovens e Adultos (EJA). Entendemos que a busca desses diálogos é
importante, uma vez que a proposta da decolonização parte de enfrentamentos,
objetivando novas epistemologias que superem a hegemonia eurocêntrica. Nesse
contexto, compreendemos que o conceito de Bem Viver pode ser uma alternativa para o
enfrentamento da colonialidade, buscando inspiração nos conhecimentos dos povos
tradicionais. Imbuídas de tentar responder como propostas decoloniais podem
funcionar no chão da sala de aula, esse artigo buscou construir reflexões sobre uma
prática pedagógica decolonial, numa Escola Municipal de Florianópolis na modalidade
da Educação de Jovens e Adultos.

Palavras-chave: Educação em ciências; escrita; Educação de Jovens e Adultos.

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