Do banco da canoa: fontes orais como possibilidades para formação docente em contato com a Mata Atlântica

quinta-feira, Dezembro 8, 2022
Português, Brasil
ResumoO artigo discute a importância do contato com osregenerantesda Mata Atlânticapara formação docente. Questiona a fragmentação do conhecimento e o olhar científico supostamente neutroe hierárquico. Estabelece um exercício de escutacom um pescador, buscando compreender os seus conhecimentos sobre os ecossistemas localizados no entorno doParque Nacional da Restinga de Jurubatiba.A vida em contato com o território produziu formas de leitura da natureza que podem ser somadas aos conhecimentos a partir dos instrumentos técnicos-científicos. Dialogar com opovo da restingaé um caminho para uma educação comprometida com as lutas democráticas, participativas e sustentáveis. Propõe a elaboração de filmes como espaçosdidático-pedagógicosque fortaleçam os saberes necessários à docência: escutar, observar, sentir, experimentar e imaginar. Conclui que aformação docente precisa incluir o contato com a dimensão orgânica da vida, na qual emergem a mais profunda existência humana, a sobrevivência a partir da alimentação, da relação íntima com a terra e com a água. Autores: Rafael Nogueira Costa Juliane de Sousa Pereira
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