FORMAÇÃO CIDADÃ NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: OLHARES CRÍTICOS E DECOLONIAIS PARA AS ABORDAGENS CTS

quarta-feira, Fevereiro 23, 2022
Português, Brasil

Resumo
As abordagens a partir das relações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) têm se destacado,
no âmbito da Educação Científica e Tecnológica (ECT). Neste trabalho, nos dedicamos a investigar
sobre as contribuições das abordagens CTS para a formação cidadã crítica e decolonial dos
estudantes. Para isso, realizamos uma revisão na literatura, de maneira a analisar artigos sobre
abordagens CTS no âmbito da ECT, com base em pressupostos de Paulo Freire, Boaventura de
Sousa Santos, Maria Paula Meneses e Anibal Quijano. Foi possível perceber que a maioria das
propostas CTS desenvolvidas no contexto brasileiro abordam temáticas que chamamos de
“universais”, pois não correspondem à realidade dos estudantes. Ademais, não foi possível
perceber, nas propostas educacionais CTS, a denúncia da presença das relações de colonialidade e
seus efeitos socioculturais. Nesse sentido, propomos uma ressignificação das abordagens CTS no
contexto brasileiro, de maneira que as mesmas possam contribuir para uma formação cidadã crítica
e decolonial.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Científica e Tecnológica. Formação Cidadã. Decolonialidade.

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