EFEITOS DE COLONIALIDADE NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS DO ENSINO SECUNDÁRIO EM TIMOR–LESTE

segunda-feira, Março 14, 2022
Português, Brasil

Resumo Este artigo tem como objetivo investigar na literatura e nos documentos nacionais do Timor-Leste, aspectos referentes ao contexto histórico da construção curricular do Ensino Secundário Geral e ainda realizar algumas reflexões sobre a implantação do mesmo. Adotamos nesse trabalho, alguns referenciais teóricos baseados nas teorias do currículo, colonialidade e outros estudos latino-americanos que relacionam ciência, tecnologia e sociedade e teorias dos discursos para refletir e discutir a construção curricular do ESG. Os resultados sinalizam que construção desse currículo se deu principalmente por instituições portuguesas responsáveis e teve pouca participação dos timorenses, caracterizando uma construção curricular de cima para baixo. A partir disso, conclui-se a necessidade de aprofundar no contexto timorense aspectos da transnacionalização do currículo e estudos de descolonização do saber, para que possamos construir saídas mais emancipadoras.

Palavras-chave: Transnacionalização do Currículo. Descolonização do saber/poder. Epistemologias do Sul.

Destaque:
Categorias: