APROXIMAÇÕES ENTRE A CULTURA DIGITAL E A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DOCENTE: EM BUSCA DE UM JEITO HACKER DE SER

terça-feira, Abril 19, 2022
Resumo Diante do aumento da intolerância, do discurso de ódio e do negacionismo da ciência no mundo contemporâneo, a escola tende a ser o local privilegiado para a análise crítica e superação desta conjuntura, uma vez que é espaço estratégico para a educação cidadã em bases democráticas e inclusivas. Este trabalho objetiva estudar as ações de intervenção vinculadas a linha de formação docente do Projeto: “Conexão Escola-Mundo: espaços inovadores para formação cidadã”, com vistas ao levantamento das possibilidades e desafios de uma formação/ação docente centrada em uma educação para a autoria, colaboração e produção, na escola com jeito hacker de ser. A perspectiva hacker demonstrou-se favorável à constituição de um espaço formativo não hierárquico, fortalecendo a relação entre as demandas da cultura digital e a educação em direitos humanos. Palavras-chave: Formação de Professores; Cultura Digital; Perspectiva Hacker; Educação em Direitos Humanos.