Educação CTS em perspectiva discursiva: contribuições dos estudos sociais da Ciência e da Tecnologia

sexta-feira, Fevereiro 25, 2022
Português, Brasil

Resumo: Apresentamos neste artigo algumas reflexões teóricas sobre as atividades
desenvolvidas no âmbito do grupo de pesquisa DICITE, no qual privilegiamos discussões
sobre a Educação CTS numa perspectiva discursiva. Como referenciais nos pautamos na
perspectiva dos Estudos CTS (ECTS) latinoamericanos e na noção de discurso da escola
francesa. Traçamos uma panorâmica de nossas pesquisas, as quais possuem distintos focos na
medida em que se têm diferentes objetos de estudo, concentrando-se em análises de: educação
tecnológica; mídias e divulgação científica; funcionamento da linguagem em salas de aula; e a
formação de professores e práticas pedagógicas.
Palavras Chave: Educação CTS latinoamericana, Discurso, Educação Científica e
Tecnológica

Destaque: 
Categorias: 
Anexos: 

Idiomas