Formação Cidadã Decolonial Crítica: uma proposta socialmente referenciada para a Educação Científica e Tecnológica

segunda-feira, Dezembro 12, 2022
Português, Brasil
As abordagens Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) ganharam destaque na Educação Científica e Tecnológica (ECT) sobretudo pelo potencial crítico e pela capacidade de articulação da formação científica à formação cidadã. Entretanto, por muitas vezes, as abordagens CTS na ECT se valem de temas universais, como o Aquecimento Global e os recursos Hídricos, desconsiderando as contradições típicas do Sul Global, marcadas pelos efeitos de colonialidade do ser, do saber, do poder e da natureza. Nesse sentido, algumas pesquisadoras e pesquisadores brasileiros têm se dedicado a incorporar as demandas da sociedade brasileira e a luta por justiça socioambiental na pauta da ECT, de maneira a contribuir para a superação das opressões de raça, classe e gênero que estruturam a nossa sociedade. Somando-se a esse movimento, foi criado o grupo Aprendizes de Griô no âmbito do Instituto Federal do Paraná. No momento da sua criação, constituí esse coletivo na companhia de servidores/as e estudantes do câmpus Jaguariaíva do IFPR, que se uniram para pesquisar referências afro-centradas e valorizar vozes que produzem conhecimentos e práticas que estão na contramão de boa parte do que se ensina nas escolas brasileiras. Nessa perspectiva, no momento da sua criação, as ações do grupo se dividiam entre: i) a elaboração de textos e imagens de divulgação científica afro-referenciada no Instagram; e ii) a produção de um livro com uma comunidade quilombola localizada próxima ao campus Jaguariaíva, a Comunidade Quilombola Família Xavier. Diante desse contexto, temos como objetivo geral deste trabalho: investigar as produções do grupo Aprendizes de Griô, visando estabelecer novos caminhos para a Educação Científica e Tecnológica, de maneira a incorporar em sua agenda as denúncias e os anúncios necessários à luta contra as estruturas opressoras da sociedade. Sem a pretensão de propor uma metodologia universal para o desenvolvimento da ECT, ensejamos a proposição de elementos que possam contribuir na promoção de uma educação científica socialmente referenciada, que evidencie as relações CTS presentes no contexto brasileiro e que oriente a educação em perspectiva emancipatória. Diante desse compromisso, lançamos mão de algumas reflexões sustentadas pelos estudos decoloniais, por algumas ideias críticas de Paulo Freire e pelas Epistemologias do Sul de Boaventura de Sousa Santos. Ademais, em vários momentos, nos aproximamos de autores e autoras brasileiros(as) que têm se envolvido na luta contra o racismo, o patriarcado, o capitalismo e diversas formas de opressão. Para além da aproximação com os referenciais teóricos citados, conforme destacado anteriormente, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa com características de pesquisa participante em parceria com o coletivo Aprendizes de Griô e com a Comunidade Quilombola Família Xavier. Lançamos mão da Análise de Discurso de linha franco-brasileira articulada aos pressupostos críticos e decoloniais, para analisar os sentidos de cidadania e de ciência e tecnologia que circularam nos trabalhos desenvolvidos pelas Aprendizes de Griô. Como resultados, encontramos alguns elementos de ciência e tecnologia em perspectiva contra-hegemônica e algumas dimensões de cidadania coerentes com o contexto do Sul Global. A partir desses elementos, foi possível desenvolver o conceito de “formação cidadã decolonial crítica” como uma proposta para o desenvolvimento da ECT em perspectiva emancipatória e socialmente referenciada. Dentre os elementos que constituem essa formação, destacamos a realização de denúncias e anúncios sobre a realidade, partindo da identificação e do estudo das contradições, passando pela recusa à adaptação, até chegar na práxis decolonial transformadora como forma de transformação da realidade. Acreditamos que esses elementos podem contribuir para que a ECT seja reconhecida como um instrumento de luta por uma sociedade mais justa, em que a humanidade de todes seja respeitada.
Destaque: