#JornadaEC P2 - Educação CTS em Perspectiva Discursiva

sexta-feira, Agosto 11, 2023
Português, Brasil
O medo de que a Corrida Espacial se tornasse uma Guerra Nuclear causou pânico em todo planeta. Nos Estados Unidos, o sentimento de atraso científico, tecnológico e militar acelerou a reforma educacional que fora iniciada em 1956 com o Projeto PSSC – Physical Science Study Committee (Comitê de Estudos de Ciências Físicas), tendo apoio da sociedade e do Governo Federal. Para Santos e Mortimer (2000, p. 113), “os trabalhos curriculares em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) surgiram, assim, como decorrência da necessidade de formar o cidadão em ciência e tecnologia, o que não vinha sendo alcançado adequadamente pelo ensino convencional”. Esta afirmação, promove uma reflexão sobre o enfoque CTS na Educação e para aprofundar os conhecimentos, a Professora Suzani Cassiani e o Professor Daniel Primm debatem sobre o tema. Este debate visa combater o analfabetismo científico e tecnológico, com vistas a preparar os sujeitos a tornarem-se cidadãos plenos, com participação ativa na sociedade, conhecedores de seus direitos e deveres, a partir de uma formação integral com base em conhecimentos científicos e tecnológicos. Portanto, se faz necessário “fomentar a Educação Científica nos espaços formais, não formais e informais de Educação como meio de formação para o exercício pleno da cidadania”. Esta afirmação, corresponde ao objetivo da Iª JORNADA DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, com o tema: Um olhar científico para a Educação.
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