terça-feira, Agosto 4, 2026
Português, Brasil

O objetivo deste estudo é descrever e analisar os desafios metodológicos enfrentados pelos professores do Programa Nacional de Equivalência em Aileu. Os dados recolhidos foram analisados através de grupos focais de informantes, entrevistas semiestruturadas, notas de campo e técnicas como a transcrição e o guião áudio. As perguntas categorizadas para adotar uma perspetiva interpretativa crítica e qualitativa no âmbito de identificar os desafios metodológicos enfrentados pelos professores no Programa Nacional de Equivalência, especialmente no SKA-A. Os resultados das entrevistas realizadas aos informantes da investigação mostraram que as respostas, nos quatro eixos temáticos e suas categorias como o primeiro eixo; “Progresso da Educação” e suas categorias “Desenvolvimento da Educação, Dar apoio aos juventudes, Desafio da educação e Possibilidades”. No segundo eixo; “Sustentabilidade Económica da Sociedade” as categorias “ Possibilidades, Sustentabilidade económica e Perspectivas”. O terceiro eixo; “Dificuldade do Professor em Influenciar os Alunos” suas categorias “Baixa participação, Carga horário e Falta de facilidades”. E no quatro eixo “Desafios da Práticas pedagógicas” e suas categorias “Menos formação aos professores, Falta de materiais didáticos e Falta de recursos humanos. Com base nos quatro eixos temáticos e suas categorias analisadas, são muito relevantes para observar os pontos fracos e fortes do programa. Nos resultados de análise indicam que os desafios metodológicos enfrentados pelos professores no programa de equivalência (PNE) em Aileu são exacerbados por questões relacionadas com a “carga horária letiva” e a “baixa participação dos alunos”. Estas duas categorias de dificuldades surgem devido à ambiguidade na interpretação do perfil do público-alvo, que o programa PNE ignora; ou seja, o perfil do público-alvo (alunos) difere dos objetivos iniciais do curso. Houve alterações, substituições e adições à população estudantil, dado que o programa foi inicialmente concebido especificamente para alunos com famílias. Este fosso de mudanças cria também outras dificuldades que contradizem os objetivos iniciais do curso. Os professores ainda seguem as
9
orientações de ensino do curso, mantendo três encontros semanais para um grande número de alunos, ao mesmo tempo, eles enfrentam a falta de materiais didáticos e de professores. Portanto, dadas estas dificuldades, o programa não deveria permitir que os alunos recebessem um diploma 3o do ensino pré-secundário. Assim, os dados aqui descritos sugerem que a Direção Nacional de Educação Secundária (DNER), especificamente o Programa Nacional de Equivalência (PNE) SKA-A, considere urgentemente as questões apresentadas neste estudo para determinar métodos estratégicos relacionados com os perfis dos alunos (regressando ao objetivo principal) e, desta forma, melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem ao nível primário para erradicar a iliteracia funcional no PNE em Aileu.
Palavras chaves: Programa Nacional de Equivalência (PNE). Centro Comunitário Aprendizagem (CCA). Dificuldades dos professores do PNE de Aileu. Timor Leste.
Destaque:
Categorias: