Testosterona, bruxas e preservativos: contribuições de propostas de ensino sobre gênero e sexualidade voltadas ao ensino de química

terça-feira, Junho 10, 2025
Português, Brasil

No contexto educacional recente, verifica-se interesse crescente nas discussões de gênero e sexualidade, principalmente no âmbito das Ciências da Natureza, com destaque para os/os docentes de Ciências e Biologia. No entanto, o Ensino de Química tem sido pouco explorado nesse sentido, com escassas publicações que abordam propostas de ensino relacionadas a esses temas. Portanto, este estudo buscou analisar a literatura existente sobre propostas de ensino de Química e suas conexões com questões de gênero e sexualidade. Para atingir esse objetivo, foram realizadas buscas em bases de dados, periódicos e análises de eventos científicos relacionados ao ensino de Química. Os estudos encontrados foram submetidos a uma análise detalhada, utilizando uma ficha analítica com itens que abordam temas, conteúdos escolares de Química, linguagem e contexto dos trabalhos, inspirados nas pesquisadoras Guacira Lopes Louro, Jaqueline Gomes de Jesus e Jimena Furlani. Os resultados da pesquisa revelaram a colaboração de autores/es de diferentes instituições e formações, com um foco maior no público-alvo do ensino médio. Além disso, uma linguagem inclusiva foi observada, demonstrando uma preocupação por parte dos/os autores/es, embora algumas melhorias ainda sejam necessárias nesse aspecto. No entanto, as análises também indicaram que as temáticas abordadas nos estudos ainda tendem a refletir o contexto cis heteronormativo, que é predominantemente na sala de aula. Portanto, o ensino de Química precisa compensar sua abordagem para desafiar as normas de gênero e sexualidade arraigadas, a fim de criar práticas educacionais mais inclusivas e representativas. Esta dissertação contribui para o campo de pesquisa do ensino de química por destacar a importância desse componente curricular para discutir questões de gênero e/ou sexualidade a partir de seus conceitos no campo educacional e destaca a necessidade de abordagens mais inclusivas no ensino desta disciplina.

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2023
Autora: Luciana Sá Passos
Orientadora: Mariana Brasil Ramos

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