sexta-feira, Agosto 29, 2025
Português, Brasil

O ensino de frações para os alunos do 6.º ano pode ser desafiador, especialmente quando se utiliza métodos tradicionais que, muitas vezes, são abstratos e centrados na memorização. Com esta razão, este estudo explora a eficácia do uso de materiais manipulativos, especificamente as barras de Cuisenaire, na melhoria da compreensão dos conceitos de frações por parte dos alunos.Esta pesquisa foi conduzida na escola Colégio Paulo VI, no 6.o Ano, em Díli, Timor-Leste, em parceria com o Professor da disciplina, utilizando uma abordagem etnográfica de sala de aula. O objetivo deste trabalho foi investigar as experiências com o uso do material manipulativo Cuisenaire no ensino de frações para alunos do 6.º ano, analisando como essa prática pedagógica pode influenciar a compreensão dos estudantes sobre frações. Os resultados indicaram que a abordagem prática com as barras de Cuisenaire permitiu aos alunos visualizar e experimentar as frações de maneira manipulativa, o que facilitou a aprendizagem e a compreensão dos conceitos. No princípio das aulas, os alunos enfrentaram dificuldades com os novos materiais, mas, após adaptação, demonstraram uma compreensão mais profunda das frações. Com esta razão, afirmase que o uso das barras contribui para uma significação dos conceitos abstratos por meio de algo mais tangível e aplicável com o material manipulativo. As percepções do professor-parceiro e alunos entrevistados foram positivas. O professor notou uma melhora significativa na compreensão e confiança dos alunos, que, por sua vez, relataram uma melhor retenção de conhecimento e uma maior capacidade de ajudar colegas com dificuldades. Ambos expressaram nteresse em utilizar os materiais manipulativos em outras áreas da matemática. A experiência destacou a importância de materiais manipulativos no ensino, sugerindo que eles podem tornar a abordagem pedagógica mais dinâmica e interativa. O estudo recomenda a continuidade do uso de barras de Cuisenaire, outros materiais estruturados e a formação contínua de professores para enfrentar os desafios educacionais e garantir uma educação de qualidade. A trajetória do Colégio Paulo VI, com sua rica história e evolução, também sublinha a importância de instituições educacionais na melhoria da qualidade do ensino em Timor-Leste, apesar dos desafios contínuos como a escassez de profissionais qualificados e as constantes mudanças curriculares.
Palavras-chave: Ensino de frações. Material manipulativo estruturado. Barras de Cuisenaire.
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