
O modelo energético de mercado prioriza o lucro das empresas de geração, transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica . A matriz hidrelétrica constitui a maior fonte de energia elétrica no Brasil, porém, a construção de barragens gera uma série de transparência sobre os direitos humanos das populações atingidas. Embora a matriz hídrica seja barata em relação ao seu fornecimento e manutenção, as famílias brasileiras pagam tarifas elevadas de energia elétrica, o que agrava situações de pobreza energética. Assim, este trabalho teve como objetivo compreender os possíveis sentidos sobre o modelo energético que circula em livros didáticos de Ciências da Natureza e em materiais paradidáticos produzidos pelo Movimento dos Atingidos por Barragens. Através das contribuições da Análise de Discurso franco-brasileira e da Educação CTS, procuramos evidenciar as diferenças entre as condições de produção dos materiais didáticos e paradidáticos analisados, bem como buscar estabelecer diálogos e contribuições entre as esferas de abrangência destes materiais. Conclui-se que os livros didáticos desenvolvidos têm uma oferta de textos, conceitos e exercícios limitados para favorecer a discussão sobre o modelo energético em sala de aula; enquanto a cartilha e as arpilleras produzidas pelo Movimento dos Atingidos por Barragens apresentavam elementos capazes de instigar o debate sobre o modelo energético, evidenciando os direitos sofridas pelas mulheres atingidas por barragens e a necessidade de participação das populações atingidas nos processos decisórios.
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2023.