FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE EM LÍNGUA PORTUGUESA NA UNIVERSIDADE NACIONAL DE TIMOR-LOROSA’E: RELATO DA EXPERIÊNCIA CODOCENTE

segunda-feira, Abril 25, 2022
Português, Brasil
RESUMO Desde a decisão pela oficialização da Língua Portuguesa em 2002, o Timor-Leste vem buscando políticas destinadas a sua difusão, a partir de cooperações internacionais, dentre as quais se destacam as cooperações brasileira e portuguesa. A Cooperação Brasileira, pela qual exerci atividades durante 18 meses, sendo 2 semestres na Universidade Nacional de Timor-Lorosa’e (UNTL), possui como foco principal a formação de professores em diversos níveis das instituições de ensino timorenses, através da Língua Portuguesa. Nesse sentido, o presente relato visa destacar alguns pontos referentes ao trabalho codocente realizado na Faculdade de Ciências Sociais e Políticas da UNTL, utilizando uma visão freireana sobre o processo de co-laboração. Os resultados aqui se baseiam exclusivamente numa experiência que gerou alguns apontamentos. A atividade codocente foi realizada durante o ano de 2014 no âmbito de seis disciplinas, com destaque para a disciplina História Geral e de Timor-Leste, ministrada na turma de Desenvolvimento Comunitário. No desenrolar da atividade, houve alguns desafios e o principal deles foi a dificuldade com a língua. Acredita-se, após essa experiência, que o trabalho codocente não é algo estanque, mas um processo de ensino e aprendizagem relacionado com a formação e a prática docente, no qual os envolvidos ensinam e aprendem juntos. Palavras-chave: Codocência. Formação Docente. Prática Docente. Trabalho Colaborativo. Língua Portuguesa.
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