Articulações entre o enfoque CTS e a pedagogia de Paulo Freire como base para o ensino de ciências

quarta-feira, Março 2, 2022
Português, Brasil

Resumo
Neste artigo são apresentadas algumas relações teóricas entre a abordagem educacional CTS e a
filosofia educacional de Paulo Freire. São explorados três pontos de convergência que certamente
não esgotam as possibilidades de articulação entre essas frentes pedagógicas e que tampouco se
encontram estanques já que certamente elas dialogam entre si. São eles: (i) a abordagem temática e
a seleção de conteúdos e materiais didáticos; (ii) a perspectiva interdisciplinar do trabalho
pedagógico e o papel da formação de professores; (iii) o papel do educador no processo de ensino e
aprendizagem e na formação para o exercício da cidadania. Entendemos que a articulação de tais
propostas educacionais seja um ganho para ambas: para o enfoque CTS por lhe proporcionar uma
base educacional sólida e coerente(algo nem sempre explicitado nas abordagens CTS) e, por outro
lado, para a pedagogia e método freiriano (e seus desdobramentos no ensino de ciências) por
oportunizar a abordagem de temas atuais de dimensão social, política e econômica, particularmente
no âmbito do ensino de ciências e tecnologia.
Palavras-chave: CTS, educação progressista de Freire; ensino de ciências

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