EBÓ EPISTÊMICO (Projeto de Extensão)

terça-feira, Dezembro 27, 2022

Ebó é uma palavra de origem Iorubá que consiste em um ritual de base africana, criado para reequilibrar os aspectos da vida de um indivíduo. Segundo Rufino (2019) o ebó também opera como um princípio tecnológico, uma vez que é a partir dele que se estabelecem as comunicações, trocas e invenções de possibilidades. Assim com base no início da jornada desta disciplina que se propôs a um letramento racial na contramão da colonialidade do saber (Lander, 2000) que estrutura nossas instituições de ensino, construímos uma comunidade de aprendizados (hooks, 2017) que se propôs a cruzar os conhecimentos, atravessando-os com outros saberes e fazeres, configurando àquilo que (Rufino, 2019) nomeia de ebó epistêmico. Assim lançamos neste momento nosso ebó epistêmico ao mundo, por meio deste espaço virtual, apresentando algumas das produções realizadas pelos/pelas estudantes desta disciplina, como a criação de verbetes de protagonistas negros e negras representativos da história do Brasil, bem como de sua contemporaneidade. Além disso temos materiais didáticos, em diversos formatos, que foram pensados com base nos temas abordados ao longo do curso da disciplina de Estudos Afro-Brasileiros da UFSC, feitos por estudantes de diferentes áreas, podendo contribuir para práticas pedagógicas antirracistas.

O projeto é coordenado pelas professoras do departamento de Antropologia da UFSC: Drª Alexandra Alencar e Drª Flávia Medeiros

PARA CONHECER O PROJETO, ACESSE:
PROJETO EBÓ EPISTEMICO - UFSC