LEITURA, LINGUAGEM E SABER: REFLEXÕES A PARTIR DA ANÁLISE DISCURSIVA DE DOIS TEXTOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

quarta-feira, Março 2, 2022
Português, Brasil

RESUMO: Neste trabalho apresentamos alguns sentidos
sobre leitura e linguagem e analisamos discursivamente
dois textos que falam sobre peixes, a partir de diferentes
saberes e contextos sociais e históricos. O objetivo foi
apontar contribuições da análise discursiva e do trabalho
com diferentes saberes para a educação em ciências. O
primeiro texto analisado é uma narrativa Kamayurá escrita
por Leonardo Boff e o segundo é uma estória de Rachel
Carson traduzida por Antônio Salatino. Ambos foram
analisados a partir da análise de discurso, com contribuições
de estudos sociais da ciência e tecnologia, estudos
antropológicos e sobre (de)colonialidade na educação
em ciências. Concluímos que a leitura discursiva pode
potencializar as discussões sobre circulação e legitimação
de saberes na sociedade e que a ambivalência da linguagem
e as condições de produção dos textos podem contribuir
nos questionamentos sobre determinismo e colonialidade
do saber nas ciências e na educação.

Palavras-chave: Leitura discursiva. Ecologia de saberes.
Educação em ciências.

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