Histórias de leituras: produzindo sentidos sobre Ciência e Tecnologia

sexta-feira, Fevereiro 25, 2022
Português, Brasil

Resumo: A preocupação com o funcionamento da linguagem na educação científica e
tecnológica tem-nos levado a percorrer caminhos que procuram desfazer a ilusão da transparência
da linguagem. Trazemos uma reflexão sobre as atividades desenvolvidas no âmbito de uma
disciplina na qual privilegiamos discussões sobre a noção de discurso e aprofundamentos acerca
dos sentidos construídos sobre as relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Entendemos
que esses discursos não apenas comunicam sobre tais conteúdos, mas que aquilo que se fala e
como se fala da/sobre ciência e tecnologia produz efeitos de sentidos. Além disso, compreendemos
que aquilo que não é dito também contribui para a produção de sentidos. Dessa forma,
enfatizamos o trabalho com as histórias de leituras de estudantes como uma forma pertinente
de abordar a heterogeneidade de formações discursivas, estas pautadas em experiências,
conhecimentos e expectativas, construídos ao longo de suas vidas, culminando em diferentes
entendimentos sobre ciência e tecnologia.
Palavras-chave:educação em ciência e tecnologia; formação de professores; leitura.

Destaque: 
Categorias: 

Idiomas