Ser x Saber - Efeitos simbólicos da colonialidade nas relações entre os sujeitos e o conhecimento científico

sexta-feira, Outubro 20, 2023
Português, Brasil
Neste artigo apresentaremos uma reflexão epistemológica a partir das condições de produção das ações de professores brasileiros na formação de professores de Ciências do Timor-Leste. Partimos de um projeto maior, no qual se encontra a pesquisa de doutorado da primeira autora, realizada no/a partir do Programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste (PQLP). Para uma melhor compreensão das condições de produção dessa formação, ou seja, do contexto histórico-político e sócio-cultural em que a mesma ocorre, vemos como importante situar o leitor a respeito de fatos que marcaram a história do país ao qual dedicaremos algumas reflexões, ao processo de globalização, bem como o processo de aproximação e parceria do Brasil no campo da educação, incluindo a científica, o que têm lançado olhares diversificados, geralmente relacionados à colonialidade do poder e às atuações assistencialistas, na concepção freiriana, por parte dos professores brasileiros. Palavras-chave: Timor-Leste, formação de professores de Ciências, colonialidade
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