ESCREVIVÊNCIA: UM OLHAR DECOLONIAL COM RECORTE DE GÊNERO A PARTIR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS

quarta-feira, Março 2, 2022
Português, Brasil

RESUMO: Para este texto trazemos o conceito de colonialidade do grupo
Modernidade/Colonialidade (M/C), de pedagogia decolonial cunhada por Catherine
Walsh, e de feminismo negro e feminismos decoloniais, considerando tais discussões
para a Educação em Ciências em um grupo de estudantes da Educação de Jovens,
Adultos e Idosos como parte de uma pesquisa de mestrado. Como inspiração
metodológica condizente com a perspectiva teórica nos baseamos na autora Conceição
Evaristo a partir de seu conceito de escrevivência que por meio de subjetividades revela
traços coletivos. Refletindo sobre a colonialidade de gênero discutida nos feminismos
decoloniais percebemos que as escrevivências revelam dores, angústias e estratégias
de resistência que nos levaram a pensar nas condições de ser mulher em uma
sociedade sexista.

Palavras-chave: Escrevivência. Decolonialidade. EJA (Educação de Jovens,
Adultos e Idosos). Gênero

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