A formação dos guias de turismo do câmpus Florianópolis-Continente do Instituto Federal de Santa Catarina: uma análise com enfoque educacional ciência-tecnologia-sociedade (CTS)

Tuesday, June 10, 2025
Portuguese, Brazil

Esta pesquisa teve por objetivo geral compreender o processo de formação dos guias de turismo do Câmpus Florianópolis-Continente do Instituto Federal de Santa Catarina, analisando os sentidos dominantes da formação com base em documentos e prática docente. Para o alcance desse objetivo, foi necessário conhecer e problematizar os documentos que orientam a formação e investigar de que modo ela é realizada pelos professores, tendo como referência as compreensões de Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). O projeto pedagógico do Curso Técnico Subsequente em Guia de Turismo Regional Santa Catarina e as entrevistas realizadas com professores de História, Geografia, Educação Ambiental e Técnica Profissional do curso permitiram analisar os sentidos da formação, tendo como referencial teórico-metodológico a análise de discurso de origem francesa, que objetiva compreender como o discurso produz sentidos, entendendo que estes não são só palavras, mas têm relação com a exterioridade, estão inseridos nos contextos de sua produção e não dependem apenas das intenções do sujeito. Também se apoiou nos estudos de colonialidade, que afirmam que o domínio territorial e político dos países eurocentrados sobre os do Sul e ampliou para uma dominação epistemológica e cultural, muito mais duradoura e intensa que o colonialismo, mas sem perder de vista que sempre há resistência do lado oposto àquele que tem o poder de decidir. Os estudos na área do turismo relacionados com seu potencial educativo pelo ensino formal, para além de concebê-lo como uma atividade econômica, demonstram que é também uma prática social em que se pode estabelecer relação dialogal e horizontal entre visitantes e visitados. Como resultados, identificou-se no projeto pedagógico do curso silenciamento relativo ao papel de educador exercido pelo guia de turismo, sua despersonificação ao se referir a ele como serviços e não tratá-lo como sujeito pertencente à classe trabalhadora. Entretanto, isso não se materializa na prática docente, pois o efeito na formação tem sido o oposto: os guias têm se organizado enquanto categoria, quando conscientes da sua condição de trabalhadores em busca de manter e ampliar seus direitos. O discurso do turismo no projeto do curso é atravessado pelo interdiscurso de representantes do governo, grandes empresários, instituições privadas, mas não das comunidades. Há referências de instituições brasileiras e internacionais, todavia, a forma e o conteúdo do discurso relativo aos dados estatísticos do eixo econômico, aliados e pautados em referências internacionais, têm maior ênfase para justificar a oferta do curso e dar mais credibilidade ao texto do que as brasileiras. Em relação à prática docente, conclui-se que os objetivos propostos no projeto do curso têm sido cumpridos, mesmo que não em sua totalidade. O projeto pedagógico do curso e os professores não fizeram menção explícita à educação CTS, o que não impede que ela seja inserida na formação de todos os estudantes do Câmpus Florianópolis-Continente, com vistas a equilibrar as dimensões tecnocientífica e humanista, valorizar todas as formas de conhecimento, considerando a diversidade epistemológica presente no mundo e o caráter situado e parcial de todo conhecimento. Entretanto, a análise de discurso nos permitiu identificar sentidos relativos à ciência e à tecnologia como processos sociais, bem como suas relações na formação do guia de turismo, mesmo não expressamente ditos, pois a linguagem é incompleta, e os sentidos extrapolam as palavras, significando também pelo silêncio.

Autora: Johann, Morgana Dias

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2018.

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