Ebook: Educação CTS no Sul Global

Friday, August 29, 2025
Portuguese, Brazil
É com muita satisfação que apresentamos a obra “Educação CTS no Sul Global”. A motivação para organizar este livro nasceu do nosso compromisso em promover a Educação Científica e Tecnológica (ECT) em perspectivas socialmente referenciadas, que, a partir das relações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), denuncia as contradições estruturantes das desigualdades nos contextos de Sul Global, ao passo em que anuncia caminhos para a superação das situações-limites que se evidenciam por meio dos efeitos de colonialidade do ser, do saber, do poder e da mãe natureza. A obra contempla produções do campo da Educação Científica e Tecnológica (ECT) comprometidas com as realidades do Sul Global, por meio de capítulos frutos de trabalhos de pesquisa com cunho teórico e/ou empírico, bem como relatos de experiência em perspectivas críticas e/ou decoloniais, que perpassam as relações CTS do Sul Global. Dessa maneira, são realizadas reflexões e proposições sobre os impactos da Ciência e da Tecnologia e da ECT na sociedade, destacando as implicações para a manutenção e/ou superação das estruturas opressoras no contexto do Sul Global, sobretudo a partir de marcadores sociais da diferença na sociedade contemporânea, como as questões étnico-raciais, de classe e de gênero. Considerando a diversidade de produções apresentadas neste livro, ele se organiza em duas seções, quais sejam: Seção I - Ensaios teóricos e propositivos para a promoção da Educação CTS no Sul Global; e Seção II - Inspirações pedagógicas a partir do Sul Global: trajetórias de ressignificação das abordagens CTS na Educação Científica e Tecnológica. Enquanto na primeira seção há capítulos que denunciam e anunciam aspectos teóricos do campo da educação CTS no Sul Global, a segunda se constitui pela apresentação de experiências investigativas e/ou pedagógicas que podem contribuir para a ressignificação das abordagens CTS no contexto de Sul Global, em especial, brasileiro e timorense. Dessa maneira, a partir da leitura do livro esperamos ser possível refletir sobre as denúncias dos efeitos de colonialidade na promoção da educação CTS em perspectiva eurocêntrica, bem como anunciar referenciais teórico-metodológicos que têm contribuído para a promoção da ECT em perspectiva decolonial. Por fim, gostaríamos de agradecer a participação de todas as autoras e autores nesta obra, bem como o recebimento de apoio financeiro para a publicação do livro. Sendo assim, registramos nossos agradecimentos ao Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) pelo recurso da Capes, concedido via Edital 15/2024/CG-PROEX/PPGECT; e à Sociedade Brasileira de Ensino de Química, pelo recurso concedido por meio do Edital SBEnQ 02/2024.
Destaque: 
Categorias: 

Languages