Leitura e escrita em aulas de ciências: luz, calor e fotossíntese nas mediações escolares

Thursday, June 5, 2025
Portuguese, Brazil
No seu conjunto, o livro é fruto de olhares críticos para experiências de ensino escolar que vivenciamos. Ou seja, nele, relatamos acontecimentos envolvendo pelo menos uma de nós como professora — algumas vezes como professora da classe e, em outras, apenas atuando como pesquisadora-professora, com o aval da professora da classe (também presente), além dos estudantes. Em síntese, apresentamos atividades que funcionaram na prática, em condições determinadas, e cujo funcionamento já foi objeto de análise. Dividimos o livro em três partes: na primeira, falamos de pressupostos e saberes teóricos que permeiam o conjunto das atividades e sua análise, que relatamos na segunda parte; e, na terceira, apresentamos alguns subsídios das atividades anteriormente analisadas. Por outro lado, embora haja uma sequência que consideramos ser a mais adequada para a leitura do livro, procuramos fazer também com que a leitura de cada atividade não ficasse atrelada às demais atividades, ou mesmo à leitura dos pressupostos e saberes teóricos apresentados na primeira parte do livro. Também optamos por apontar as referências bibliográficas e eventuais comentários em notas de rodapé, com o intuito de não provocarmos interrupções na leitura do texto, deixando para o leitor a decisão de consultar ou não essas notas, de acordo com o que considerar conveniente.
Destaque: 
Categorias: 

Languages