Monday, April 25, 2022
Portuguese, Brazil
RESUMO
Desde a decisão pela oficialização da Língua Portuguesa em 2002, o Timor-Leste vem
buscando políticas destinadas a sua difusão, a partir de cooperações internacionais,
dentre as quais se destacam as cooperações brasileira e portuguesa. A Cooperação
Brasileira, pela qual exerci atividades durante 18 meses, sendo 2 semestres na
Universidade Nacional de Timor-Lorosa’e (UNTL), possui como foco principal a
formação de professores em diversos níveis das instituições de ensino timorenses,
através da Língua Portuguesa. Nesse sentido, o presente relato visa destacar alguns
pontos referentes ao trabalho codocente realizado na Faculdade de Ciências Sociais e
Políticas da UNTL, utilizando uma visão freireana sobre o processo de co-laboração. Os
resultados aqui se baseiam exclusivamente numa experiência que gerou alguns
apontamentos. A atividade codocente foi realizada durante o ano de 2014 no âmbito de
seis disciplinas, com destaque para a disciplina História Geral e de Timor-Leste,
ministrada na turma de Desenvolvimento Comunitário. No desenrolar da atividade,
houve alguns desafios e o principal deles foi a dificuldade com a língua. Acredita-se,
após essa experiência, que o trabalho codocente não é algo estanque, mas um processo
de ensino e aprendizagem relacionado com a formação e a prática docente, no qual os
envolvidos ensinam e aprendem juntos.
Palavras-chave: Codocência. Formação Docente. Prática Docente. Trabalho
Colaborativo. Língua Portuguesa.
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